GNR e PSP encerraram, ainda, mais 13 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

O Ministério da Administração Interna anunciou, este sábado, em comunicado enviado às redações, que um total de 99 pessoas foram detidas por crime de desobediência desde que foi renovado o Estado de Emergência, no passado dia 3 de abril.

Destas, 25 foram detidas por “desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 45 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, 2 por desobediência de interdição de circulação fora do concelho no período da Páscoa, 11 por desobediência ao encerramento de estabelecimentos, 5 por resistência e 11 por violação da cerca sanitária de Ovar”.

Este número representa, de resto, um aumento de 25 pessoas detidas pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP) face àquele que havia sido apresentado na passada sexta-feira.

Na mesma nota, o Ministério da Administração Interna informa que “foram encerrados 263 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas”, ou seja, mais 13 do que na véspera.

“Estes números juntam-se aos verificados no primeiro período de Estado de Emergência, que vigorou entre os dias 22 de março e 2 de abril, onde se registaram 108 detenções por crime de desobediência e foram encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais”, completa.