Ministro do Interior justificou a medida como forma de “apoio à causa do bem-estar animal”.

O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, anunciou, este sábado, uma nova exceção às medidas de confimanento decretadas no país no seguimento da pandemia de Covid-19, que se aplica a qualquer cidadão que pretenda… adotar um animal.

A decisão surge após o apelo lançado pela Sociedade Protetora dos Animais (SPA), que se viu obrigada a encerrar os seus 62 centros de acolhimento ao público, que provocou uma sobrecarga no sistema, com centenas de animais a aguardar por um novo lar.

“Em pleno apoio à causa do bem-estar animal, o governo ouviu o apelo da SPA e demonstrou imediatamente um desejo para encontrar uma solução sensível”, afirmou o responsável, em declarações reproduzidas pela estação televisiva France24.

“Foi decidido que será dada tolerância às viagens com o intuito de adotar animais de abrigos. Isto irá permitir com que as regras sejam respeitadas e com que sejam salvas as vidas de vários animais”, acrescentou.

A medida irá entrar em vigor a partir da próxima quinta-feira, e deverá conduzir a um alívio dos abrigos da Sociedade Protetora dos Animais, que têm cinco mil das seis mil vagas preenchidas.