Município de Guimarães disponibiliza tablets para apoiar alunos do 1.º ciclo no ensino à distância

Articulação com as Escolas Básicas do 2.º e 3.º Ciclos e Secundárias também está a ser feita.

O Município de Guimarães disponibiliza 500 tablets que são utilizados nos projetos educativos aos alunos do 1.º Ciclo que não têm equipamento tecnológico, tendo em linha de conta as medidas anunciadas pelo Governo no âmbito do ensino à distância para o 3.º período escolar.

Além destes 500 tablets que o município dispõe, estão a ser adquiridos mais 500 equipamentos com acesso à Internet, para resolver os problemas dos alunos que não têm equipamentos nem acesso à Internet.

Desta forma, ficará resolvido no imediato a questão dos alunos do 1.º ciclo, no âmbito das competências da Educação na Câmara de Guimarães. A entrega dos equipamentos será definida entre as escolas e as famílias.

Em articulação com as escolas Básicas do 2º e 3º ciclo e as Escolas Secundárias, decorre já os contactos para ajudar na resolução dos problemas que afetam os alunos deste nível de ensino a fim de terem acesso aos meios necessários para corresponder ao ensino à distância.

Estas medidas resultam do levantamento efetuado pelas escolas do concelho, sendo que 20% dos alunos do 1º Ciclo não têm equipamento tecnológico e 10% dos alunos não têm acesso à Internet. No caso do ensino secundário este cenário é menos grave, apenas 10% dos alunos não têm equipamento tecnológico e 5% não têm acesso à Internet.

A Educação foi sempre uma prioridade da Câmara Municipal de Guimarães em plano de igualdade para as crianças de todo o território e nesta altura é ainda mais importante garantir que nenhuma criança fica de fora, que nenhuma criança fica “desligada” do mundo escolar e das aprendizagens.

Informa-se que, tal como foi anunciado pelo Governo esta quinta-feira, o 3.º período recomeça a 14 de abril sem aulas presenciais para o ensino básico, do 1.º ao 9.º ano. Os exames e Provas de Aferição do 9.º ano canceladas, enquanto os exames nacionais do ensino secundário adiados para julho, entre os dias 6 e 23, com segunda fase em setembro, entre os dias 1 e 7.

Do 1.º ao 10.º ano, todos os níveis de ensino vão finalizar o ano letivo com ensino à distância. Os alunos do 11.º e 12.º ano, quando possível e sem data definida, retomarão aulas presenciais nas disciplinas submetidas a exame nacional.