Eco Afonsinho ajuda a conquistar a sustentabilidade em Guimarães

Eco Afonsinho ajuda a conquistar a sustentabilidade em Guimarães

O jogo “Eco Afonsinho” está disponível gratuitamente nas lojas on-line. Projeto apresentado nas escolas básicas do concelho de Guimarães.

A primeira sessão de apresentação do jogo Eco Afonsinho nas escolas decorreu esta quinta-feira, 7 de fevereiro, na Escola Básica de Ponte. O jogo, pensado para crianças entre os 6-12 anos, reporta uma história de D. Afonso Henriques que, em criança, é transportado para o futuro,ganhando noção dos problemas ambientais e eficiência energética que se vivem emGuimarães e assumindo a missão de transformar o paradigma.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, destacou a aposta neste projeto incidindo numa “linguagem própria dos jovens de hoje”. Nesse sentido, “procuramos potenciar esse fator para passar a mensagem de conhecimento na área do ambiente”. Adianta ainda a vice-presidente e Vereadora da Educação que “não temos de esperar que estas crianças sejam adultas para mudar o mundo, porque é preciso mudar já hoje e através das crianças mudar as suas famílias e a comunidade”.

Adelina Pinto acredita que “são as crianças que vão mudar o mundo” e através destas garantir “alguma influência junto dos adultos”. Aliás, os resultados desenvolvidos no âmbito da educação, cidadania e participação são visíveis. A Vereadora apontou o exemplo da educação artística, com a participação das crianças na área de Artes Performativas, pois “faz com que tenhamos mais gente a ir ao teatro em situações informais”. Destaca ainda o exemplo do Guidance que, pela primeira vez, já tem um programa de famílias porque tem necessidade de responder às famílias, quando “foi sempre um festival que procurava dar apenas resposta aos adultos”, referiu.

A Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, destacou a iniciativa que se desenvolve dentro do contexto da preocupação ambiental assumida pelo Município de Guimarães e no envolvimento da comunidade. “Através da principal figura da nossa história como o D. Afonso Henriques foi possível criar este jogo que percorre a nossa cidade e supera um conjunto de obstáculos relacionados com a temática do ambiente e com uma vertente pedagógica para as nossas crianças e assim reforçar a responsabilidade com a sustentabilidade ambiental”, salientou.

Em representação da CIM do Ave, Rosário Azevedo adiantou que a iniciativa “agarrada por Guimarães” pode ser replicada noutros Municípios. “Não perdemos a esperança que este projeto venha a ser adotado pelos outros municípios da CIM, seguindo a lógica de escolher um símbolo respetivo dos municípios e fazer a reprodução da localidade porque o fator identitário é muito interessante e dar a conhecer o respetivo território”, referiu.

Este projeto visa promover pedagogicamente as melhores ações e boas práticas sustentáveis, através da área de Gaming, desenvolvido pela Câmara de Guimarães, a CIM do Ave, a Agência de Energia do Vale do Ave, o Laboratório da Paisagem e a Planetiers, financiado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos através da edição 2017/2018 do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica.

O Eco Afonsinho está disponível na App Store e Google Play, gratuitamente, e todas as informações podem ser consultadas em www.eco-afonsinho.pt