CDS-PP acusa Governo do PS de abandonar património de Guimarães

A Igreja do antigo Mosteiro de Santa Marinha da Costa, em Guimarães, um imóvel de interesse público que é propriedade do Estado, está bastante degradada e a necessitar urgentemente de obras de reabilitação.

Isso mesmo foi constatado por Areia de Carvalho, primeiro candidato do CDS-PP pelo distrito de Braga, que visitou a igreja e ficou a conhecer o mau estado em que o imóvel se encontra.

“Este maravilhoso património arquitetónico e religioso da cidade de Guimarães está completamente votado ao abandono pelo Governo socialista”, afirma Areia de Carvalho, lembrando que a defesa do património “é uma causa do CDS-PP, mas é sobretudo uma causa de todos”.

O teto da igreja ameaça ruir, as paredes apresentam fissuras e as infiltrações de humidade estão a destruir o interior da igreja. A proteção civil já foi chamada ao local, para uma vistoria solicitada pela paróquia, tendo concluído que a estrutura do teto ainda é segura.

Areia de Carvalho, que viveu em Guimarães até aos 12 anos de idade, ficou triste com o que viu. “Eu, que vivi a minha infância e o início da juventude na cidade de Guimarães, que, aliás, é património mundial, só tenho a lamentar que a maravilhosa igreja do antigo convento de Santa Marinha da Costa – que deveria estar em condições de ser visitada por turistas –, tenha chegado a este estado de degradação”, declarou o candidato do CDS-PP, que luta pela manutenção de um deputado pelo círculo de Braga.

“Uma vez eleito deputado, estarei ao lado de todos os vimaranenses para defender na Assembleia da República a imediata recuperação deste património”, garantiu Areia de Carvalho.

O antigo Mosteiro de Santa Marinha é um imóvel imponente localizado a meio da encosta da montanha da Penha, virada para a cidade de Guimarães, que se divide atualmente entre a igreja paroquial da freguesia da Costa – de que é responsável o padre Carlos Lopes de Sousa –, e a Pousada de Santa Marinha, uma unidade hoteleira que integra a rede das Pousadas de Portugal, sendo administrada pelo grupo Pestana.

Apesar dos alertas da paróquia, a verdade é que o Governo, através do Ministério da Cultura, tem adiado a resolução deste “grave problema de abandono do património que é de todos”, como realçou Areia de Carvalho, que foi guiado pelo pároco de Santa Maria da Costa, e pelo presidente da Junta de Freguesia, Vítor Costa e pelos candidatos a deputados do CDS-Guimarães.