O Governo vai abrir este fim de semana os centros de vacinação – da gripe e Covid-19 – para os regimes “casa aberta” e agendamento local, com objetivo de “acelerar o processo”. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de estado adjunto e da saúde, António Lacerda Sales.
“Para acelerarmos o processo de vacinação, vamos abrir este sábado e este domingo, os nosso centros de vacinação, para “casa aberta para pessoas com mais de 80 anos e para agendamento local, para as faixas elegíveis”, revelou em declarações aos jornalistas.
Depois da revelação o responsável apelou “para que as pessoas recorram à ‘casa aberta’ se tiverem mais de 80 anos, durante este fim de semana, sábado e domingo”, a que se juntam aquelas convocadas através do “agendamento local para as faixas elegíveis (acima dos 65 anos)”.
Questionado sobre se este seria o primeiro fim de semana de aceleração do processo de vacinação, o responsável sublinhou que “este será o primeiro, de acordo com as necessidades que se vierem a revelar nos próximos fins de semana e com o evoluir do próprio processo”.
Para o governante a prioridade neste momento “é puxar para a vacinação todas as faixas elegíveis e esta faixa dos 80 anos preocupa-nos muito”.
“Por isso pedimos ajuda às autarquias locais, nomeadamente juntas de freguesia, para que pudessem localizar idosos em posições mais isoladas e sozinhas, para fazer o transporte aos centros de vacinação”, apelou.
O responsável disse ainda que “estamos numa linha dupla vacinal: covid e gripe. Temos quase um milhão de vacinas da gripe, quase 500 mil vacinas 3.ª dose covid-19 e 300 mil co-vacinações”, adiantou. “Há aqui um esforço estratégico de planeamento para juntar todos estes processos que são complexos”, concluiu.