Os produtos em promoção devem apresentar os dois preços: o atual, com desconto, e o inicial, que será o praticado nos 90 dias anteriores. Par poder confiar nesta informação, use comparadores de preços como o da Deco Proteste.

já esta sexta-feira que se assinala a Black Friday, um dia marcado por grandes descontos nas mais variadas lojas. São várias as superfícies físicas e sites que aderem a este fenómeno e cada vez mais é alargado o período de descontos, não se cingindo apenas ao dia de sexta-feira.

Apesar de este poder ser o momento ideal para fazer algumas compras, existem alguns cuidados a ter para tirar realmente proveito das promoções e conseguir poupar.

É muito importante que vá acompanhando ao longo do tempo os preços dos produtos que pretende comprar. Isto porque um “truque” bastante comum das lojas nos períodos de descontos é iludir os consumidores quanto ao desconto. Ou seja, levá-los a crer que o preço praticado na Black Friday é o mais baixo.

Para que possa comprar com consciência neste dia, é essencial planear as suas compras. Assim, deve saber o que quer comprar, qual o preço habitual e pesquisar nos comparadores disponíveis online. Estas ferramentas podem mostrar-lhe a oscilação do preço de determinado produto ao longo do tempo. Pode, por exemplo, recorrer ao Kuanto Kusta para comparar lojas ou produtos e depois verificar no comparador da Deco Proteste.

Só assim terá a certeza de que o preço anunciado na Black Friday é mesmo o mais baixo, podendo comparar com o preço original e perceber se o desconto que foi aplicado compensa ou não.

E saiba que existem regras. Os produtos em promoção devem apresentar os dois preços: o atual, com desconto, e o inicial, que será o praticado nos 90 dias anteriores. Além disso, as trocas após a promoção são sempre obrigatórias quando o produto tem defeito, em loja, ou nos 14 dias após a compra, em sites, neste caso mesmo sem defeito. Caso tenha problemas, pode sempre pedir para escrever no livro de reclamações e recorrer à ASAE.

Leia também: Saiba quais são as melhores lojas de compras online
Mais dicas para aproveitar a Black Friday
Além de ir monitorizando os preços, há mais algumas dicas reter para tirar o melhor partido possível da Black Friday.

Faça uma lista de tudo o que precisa e estabeleça um orçamento. Fazer uma lista é essencial para não se deixar ceder às compras por impulso e gastar mais do que devia. A verdade é que, neste período, as lojas físicas e os sites são um apelo constante ao consumo. Assim, para que compre em consciência e o seu orçamento não derrape, é importante que cumpra a sua lista.

Em relação aos pagamentos, se fizer compras online, opte pelos cartões virtuais. Estes cartões são temporários e estão associados ao seu cartão original, mas têm um número, uma validade e um código de segurança diferente. Como têm um prazo de validade mais curto há uma menor probabilidade de vir a ser alvo de fraude e de acesso indevido à sua conta bancária.

Não se esqueça também de guardar sempre todos os comprovativos da compra. Podem ser necessários em caso de trocas ou se algo correr mal.