Comerciantes devem instalar a app Passe Covid, de modo a verificar a validade dos certificados dos clientes.
certificado digital Covid-19 volta a ser obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, ginásios e eventos com lugares marcados, já a partir do dia 1 de dezembro. As empresas do setor devem, por isso, instalar uma aplicação que permite verificar se um determinado certificado é ou não válido.
Neste sentido, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) recorda que os comerciantes devem instalar a app Passe Covid.
“Com esta aplicação, instalada num telemóvel com câmara que leia código QR, é possível verificar se o certificado do cliente está atual ou não”, explica a Associação, no mais recente Boletim Diário.
A apresentação de certificado digital, que pode ser de vacinação, testagem ou recuperação, tinha sido dispensada no âmbito das últimas medidas de desconfinamento, mas a obrigatoriedade regressa agora face ao agravamento da situação epidemiológica.
A AHRESP recomenda ainda que “se um cliente não tiver o certificado, poderá aconselhar a solicitá-lo através do portal do SNS e da aplicação SNS 24, ou em mais de 750 Espaços Cidadão que existem em Portugal continental e através do serviço SNS 24 Balcão, disponível em várias juntas de freguesia”.