A concelhia do PAN, Pessoas-Animais-Natureza, de Braga, questionou a autarquia sobre as atuais condições em que os animais se encontram no Centro de Recolha Oficial de Animais de Braga.

As questões surgem após o lançamento de uma campanha de uma associação animal, para angariação de alimentos e cobertores para os animais do canil.

“Não nos parece estranho que seja realizada a campanha, principalmente nesta altura do ano, mesmo porque esta tem um caráter sensibilizador e solidário. O que nos parece importante esclarecer é o facto de esta ação estar a ser promovida por uma associação para alimentar e aquecer os animais que se encontram nas instalações municipais, levantando a questão da responsabilidade e da garantia do bem-estar dos animais” afirma o deputado municipal Tiago Teixeira.

Neste sentido, o PAN interpelou a autarquia sobre a garantia de que o CROA está a providenciar o alimento necessário aos animais assim como o seu bem-estar, não dependendo para isso de doações externas.

“Isto torna-se inclusive confuso para os munícipes que não compreendem porque estão a doar bens essenciais a animais que estão sobre a responsabilidade direta do município que deveria garantir o bem-estar deles. Para além de que estas ações deveriam ser promovidas por esta mesma instituição, e não passar essa responsabilidade a outros”, remata Tiago Teixeira

Ainda assim, o PAN congratula a iniciativa da associação que se mostrou prontamente disponível para esta campanha, “colocando as necessidades dos animais do CROA mais uma vez como prioridade, assim como a forte adesão obtida fruto da colaboração da sociedade bracarense, para que estes animais possam passar esta época de temperaturas mais baixas, mais confortavelmente, mesmo estando no CROA.”