O estado do trânsito na via, as alternativas de percurso para o local onde se pretende dirigir, informação sobre as condições ambientais da cidade, como a qualidade do ar, ou mesmo divulgação de iniciativas institucionais.

Tudo isto será disponibilizado aos condutores da cidade de Braga, através de cerca de 20 painéis eletrónicos que deverão ser instalados nos principais acessos e avenidas, até ao final do ano.

O sistema de informação em tempo real para controlo do tráfego no Município de Braga é resultado de um concurso lançado através do Quadrilátero Urbano. Concretamente, o projeto prevê a instalação de 15 painéis, a que se vão somar mais oito estruturas que já estavam previstas pela Autarquia e deverão estar em funcionamento já nas próximas semanas.

A esses equipamentos está associada uma rede de 19 painéis eletrónicos, onde serão refletidas as informações captadas pelos sensores. O objetivo, explica a vereadora da Mobilidade, é “aumentar a fluidez do trânsito”, ao diminuir a concentração de viaturas “em vias já saturadas”, e oferecer alternativas ao automobilista.

“Terão oportunidade de perceber se a via para onde se pretendem dirigir está com boas condições ambientais [será possível avaliar os níveis de dióxido de carbono], se tem algum acidente ou se está muito congestionada”, exemplifica Olga Pereira.

O Sistema de Informação em Tempo Real para Controlo de Tráfego Rodoviário, que reúne todas as incidências, vai ser gerido a partir do Centro Coordenador de Transportes. Três técnicos superiores da Câmara Municipal estarão alocados a essa unidade.