O Sporting assegurou esta sexta-feira o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga de futsal, ao derrotar o SC Braga, por 5-1, num desafio de sentido único sentenciado com uma etapa inaugural fulgurante.

No segundo dia da final a 8, no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos, Cardinal (dois minutos), Diego Cavinato (quatro), Pany Varela (nove), Alex (23) e Taynan Silva (34) apontaram os golos dos ‘leões’, segundos classificados do campeonato, enquanto Cássio (33) concretizou o tento de honra dos minhotos, sextos colocados e finalistas da última edição da terceira prova mais importante do futsal português.

Vencedor das duas versões inaugurais da Taça da Liga, em 2015/16 e 2016/17, o Sporting assegurou a terceira vaga nas meias-finais e vai defrontar o Modicus, que na quinta-feira derrotou o Futsal Azeméis (5-4), no sábado, às 17:00.

A entrada frenética dos ‘leões’ começou a ser materializada em lances de bola parada, traduzindo-se numa vantagem de dois golos aos quatro minutos: o pivot Cardinal abriu as hostilidades na sequência de um lançamento na direita cobrado por Alex Merlim, receita que Deo utilizou de seguida para solicitar o remate certeiro do ala italiano Diego Cavinato.

Os ‘arsenalistas’ mostravam dificuldades em sacudir a pressão, à exceção de um ‘míssil’ de Nílson ao poste e um contra-ataque dividido entre Allan Guilherme e Márcio Moreira que Guitta soube deter, pelo que o terceiro golo lisboeta surgiu com naturalidade antes dos dez minutos, numa investida do ala Pany Varela pela esquerda.

Instalado no meio-campo contrário e sem permitir aproximações perigosas do Braga, o Sporting relaxou até ao intervalo, mas voltou a recuperar alguma pujança no reatamento, aproveitando os erros alheios para avolumar o resultado aos 23 minutos, em novo lance estudado concluído pelo ala brasileiro Alex.