Norma aprovada pela Direção-Gera de Saúde

A Direção-Geral da Saúde informou esta quinta-feira o Ministério da Saúde que o período de isolamento passa sete dias para as pessoas infetadas que estejam assintomáticas e para os contactos de alto risco.

De acordo com o comunicado divulgado esta quinta-feira, a DGS informou o Ministério da Saúde que “operíodo de isolamento passa de 10 para 7 dias para as pessoas infetadas assintomáticas e para os contactos de alto risco. A operacionalização desta decisão técnica estará concluída no decurso da próxima semana”.

A decisão surge no seguimento de uma medida já tomada em outros países, mas também na Região Autónoma da Madeira. A Direção Regional de Saúde (DRS) daquela região emitiu novas recomendações relativas ao isolamento de casos positivos de Covid-19 e respetivos contactos, esta quarta-feira.

Para os casos positivos de Covid-19 é determinado isolamento imediato, independentemente do estado vacinal. O período mínimo de isolamento passa a ser de cinco dias, se não existirem sintomas, refere a DRS.

“O período mínimo de isolamento é de cinco dias, se o indivíduo não apresentar sintomas ou se os sintomas
forem resolvidos durante esse período. Nos cinco dias seguintes, é necessário o uso de máscara (com capacidade de filtração mínima de uma máscara cirúrgica, bem ajustada). Se o indivíduo apresentar sintomas, o isolamento deve ser mantido até ao desaparecimento dos sintomas”, explica a DRS.

Por sua vez, o secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, admitiu que o executivo regional “está a ponderar a possibilidade de passar para os cinco dias de isolamento, no sentido de agilizar algumas questões”.

“A redução do tempo tem a ver com um conjunto de circunstâncias. Tem a ver com a questão económica, mas também, e sobretudo, no que diz respeito à questão sanitária e de saúde pública”, justificou Clélio Meneses.

Lá por fora, Espanha confirmou, na quarta-feira, que vai encurtar o período de isolamento obrigatório para pessoas com teste positivo à Covid-19 de dez para sete dias, disse o Ministério da Saúde — uma decisão semelhante àquela tomada nos Estados Unidos na sequência de preocupações que a nova vaga de casos poderia resultar numa falta de trabalhadores e consequentemente prejudicar a economia. Naquele país, o período de isolamento foi encurtado para cinco dias.

Recorde-se que até agora o período de isolamento para estes casos era de dez dias, mas a DGS aprovou uma nova norma.