Velocidade máxima permitida nas portagens é de 60 km/h.

Ao passar numa portagem, se tem o dístico da Via Verde, não necessita de parar. Se é o seu caso, certamente já deve ter reparado na sinalética que proíbe uma velocidade acima dos 60 km/h. 

Muitos condutores mantêm ainda a dúvida: será que existem radares nas portagens? A resposta é dada pela própria Via Verde no seu site oficial.

“A Via Verde não tem radares instalados nas portagens, nem tem competência para exercer uma atividade de fiscalização do trânsito”, lê-se na área do Apoio ao Cliente.

Portanto, voltando à questão com que titulámos este artigo: “Posso ser multado numa portagem?” A resposta é sim, mas apenas pelas autoridades competentes, nunca pela Via Verde.

“Apenas as autoridades de viação e trânsito, nomeadamente a Brigada de Trânsito da GNR, têm competência legal de fiscalização e só estas autoridades têm e podem usar radares. A notícia, segundo a qual terão sido inaugurados radares de controlo de velocidade em todos os corredores Via Verde, é por isso um boato sem qualquer fundamento”, acrescenta.