SC Braga e Famalicão empataram (2-2), num jogo para a 17.ª jornada da Liga frenético em que os arsenalistas evitaram a derrota nos instantes finais do encontro.

Um golo perto do fim de Mario González deu hoje um empate ao Sporting de Braga, reduzido a 10 desde os 24 minutos, diante do Famalicão (2-2), na 17.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Ricardo Horta marcou primeiro para os bracarenses (13) e Rúben Lima (31) e Ivo Rodrigues (81) operaram a reviravolta para os famalicenses, mas um erro incrível da sua defesa permitiu a Mario González empatar aos 90 minutos.

Num jogo que ficou marcado pela expulsão do central bracarense Bruno Rodrigues logo aos 24 minutos, o empate penaliza um lance quase caricato entre a dupla de centrais do Famalicão, Riccieli e Batubinsika, que, com o lance completamente controlado, permitiram ao avançado espanhol roubar a bola e fazer o empate numa altura em que os visitantes dominavam a partida.

O Sporting de Braga chegou cedo ao golo, com Ricardo Horta a ter todo o tempo, após assistência de Falé – que beneficiou de um ressalto para ficar em posição privilegiada na área -, para atirar para a baliza deserta (13 minutos).

Aos 24 minutos, Bruno Rodrigues viu o cartão vermelho direto após uma entrada dura, por trás, sobre Simon Banza e, pouco depois, o Famalicão chegou ao empate com um grande golo de Rúben Lima – remate de primeira após cruzamento de Ivo Rodrigues da direita (31).

Logo a seguir, a equipa da casa dispôs de uma grande ocasião para voltar à vantagem, mas Iuri Medeiros, após grande passe de Ricardo Horta, permitiu a defesa de Luiz Júnior (33).

Lucas Mineiro, de cabeça, após canto, causou perigo (34), mas no minuto seguinte, Moura, quase em cima da linha de golo, tirou o golo a Bruno Rodrigues. O jogo estava vivo e, no mesmo minuto, Ricardo Horta obrigou Luiz Júnior a defesa atenta.

Galeno regressou à competição após lesão logo depois do intervalo, mas foi o Famalicão a primeira equipa a criar perigo, com um remate traiçoeiro de Iván Jaime a que Matheus se opôs com reflexos apurados (54).

O Famalicão assumiu as despesas do jogo, mas os bracarenses defendiam bem e não permitiam grandes veleidades aos forasteiros.

Rui Pedro Silva refrescou a equipa aos 74 minutos com Adrián Marin, Ofori e De la Fuente e, a seguir, foi a vez de Carlos Carvalhal, que apostou em André Horta, Roger e Mario González (80), mas instantes depois, Ivo Rodrigues internou-se pela esquerda, ladeou Matheus e fez o 2-1 para os de Famalicão.

Luiz Júnior brilhou aos 83 minutos com uma bela defesa a cabeceamento de Diogo Leite, após canto, e quando tudo fazia crer que a terceira vitória do Famalicão na I Liga não lhe fugiria, Riccieli e Batubinsika hesitaram sobre quem atrasaria para o guarda-redes e Mario González aproveitou (90).

Marcos Paulo ainda visou a baliza de Matheus com muito perigo (90+4), mas não reverteu o ‘balde de água gelada’.

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o empate a duas bolas frente ao Famalicão:

Carlos Carvalhal assumiu que a expulsão de Bruno Rodrigues condicionou o SC Braga na partida com o Famalicão, jogo da 17.ª jornada que acabou com empate a dois golos.«Não sei é um resultado justo ou não. Jogámos 75 minutos dez contra onze. Até à expulsão estivemos bem, criámos muitas ocasiões e estávamos por cima no jogo. A expulsão mudou tudo. A partir daí, tivemos de saber defender sem bola e conseguimos fazer isso bem. O Famalicão teve oportunidades, mas nós controlámos o jogo, à exceção do lance em que sofremos o segundo golo. A nossa reação foi brutal, fizemos o 2-2 e podíamos ter feito o 3-2. Valeu pela atitude e crença da equipa. Estou satisfeito com os jogadores. Não vamos jogar sempre dez contra onze, mas, neste jogo, e com todo o respeito pelo Famalicão, teríamos vencido se jogássemos onze contra onze», disse à Sport TV no final do encontro.Mais distante do pódio no final da primeira volta: «O campeonato é uma prova de regularidade. Temos sete pontos de vantagem para quem está atrás, não conseguimos aproximar-nos da frente. Vamos entrar em todos os jogos para vencer. Hoje jogámos com muitos jovens e os erros podem acontecer – fazem parte do crescimento. Estamos aqui para corrigir esses erros e ajudar os jogadores a evoluírem.»

Declarações de Rui Pedro Silva, treinador do Famalicão, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o empate a duas bolas frente ao Sp. Braga:

«Ninguém está contente com o que aconteceu. Os jogadores estão desapontados. Com a exigência e vontade que temos seguramente vamos conseguir resolver estes infortúnios. No computo geral o resultado mais justo penso que seria o empate. O Braga entrou mais forte, entretanto há a expulsão e equilibrámos. Ajustámos ao intervalo, fizemos uma segunda parte fantástica, com oportunidades de golo e a não permitir transições. Ao dar a volta pressentimos que íamos ganhar o jogo, mas infelizmente houve aquele infortúnio. Temos que recuperar já para o próximo jogo, que é quinta-feira»

[Mesmo depois de sofrer o empate ainda ameaçou o terceiro…] «A nossa ambição é construir um jogo que nos permita ir a cada campo para ganhar. Obviamente que sabendo as dificuldades que existem. Após o 2-2 o jogo ficou partido e desorganizado, o Braga podia ter feito o golo, nós podíamos ter feito. As duas equipas tentaram a vitória».

Veja aqui os melhores momentos da partida desta noite:

Ficha de Jogo:

Jogo disputado no Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga – Famalicão, 2-2.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

1-0, Ricardo Horta, 13 minutos.

1-1, Rúben Lima, 31.

1-2, Ivo Rodrigues, 81.

2-2, Mario González, 90.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Paulo Oliveira, Bruno Medeiros, Diogo Leite, Yan Couto, Al Musrati (André Horta, 80), Lucas Mineiro, Moura, Iuri Medeiros (Roger, 80), Ricardo Horta (Mario González, 80) e Falé (Galeno, 46).

(Suplentes: Tiago Sá, Fabiano, Tormena, Gorby, André Horta, Roger, Galeno, Rodrigo Gomes e Mario González).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Famalicão: Luiz Júnior, Penetra, Riccielli, Batubinsika, Rúben Lima (Adrián Marin, 74), Pickel (Ofori, 74), Pêpê Rodrigues, Iván Jaime (Marcos Paulo, 82), Ivo Rodrigues, Simon Banza (Pedro Marques, 85) e Bruno Rodrigues (De la Fuente, 74).

(Suplentes: Zlobin, Alex Nascimento, Adrián Marin, Pedro Brazão, Ofori, David Tavares, De la Fuente, Pedro Marques e Marcos Paulo).

Treinador: Rui Pedro Silva.

Árbitro: Fábio Melo (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Al Musrati (09), Riccieli (48), Simon Banza (68), Paulo Oliveira, 68), Ivo Rodrigues (79). Cartão vermelho direto para Bruno Rodrigues (24).

Assistência: 4.487 espetadores.