Altas, iluminadas e coloridas, as árvores de Natal dão um encanto especial às festas de fim de ano. A Civitatis escolheu as 9 árvores de Natal mais elegantes e diferentes

O Natal chegou! Para aproveitar o espírito da data, corte um pedaço de panetone e faça connosco um tour pelas melhores e mais elaboradas árvores de Natal do mundo. Estes imponentes pinheiros são enfeitados com muito esmero e brilham de forma intensa para celebrar este momento do ano. Já viu alguma delas?

Cidade do México (México)
A época de Natal na Cidade do México dá as boas-vindas ao regresso de uma árvore gigantesca na Plaza de la Constitución, conhecida popularmente como Zócalo. Com a Catedral Metropolitana por trás a compor o cenário, a exibição festiva torna o centro histórico ainda mais cénico do que já é. Nos últimos anos, a experiência natalícia tem sido completada com uma pista de patinagem no gelo nas proximidades e até mesmo um espetáculo de luzes e música.

Nova Iorque (Estados Unidos)
Quando se trata de decorações de Natal, é muito difícil algum lugar conseguir superar a cidade de Nova Iorque. Sendo talvez a árvore de Natal mais famosa do mundo, tem 25 metros de altura e 15 de largura. A árvore brilhantemente iluminada é uma tradição americana de longa data que remete a 1933, quando os trabalhadores estavam a construir o Rockefeller Center, onde ela fica localizada. A árvore tem uma estrela no topo feita com nada mais nada menos do que 3 milhões de cristais Swarovski.

West Palm Beach (Estados Unidos)
É muito raro nevar na Flórida, portanto este estado contenta-se com o que tem em abundância: a areia das praias. E é exatamente essa areia que forma uma árvore de Natal de mais de 10 metros em West Palm Beach. Com o nome oficial de Sandi, é a única árvore de areia de 700 toneladas do mundo, iluminada com luzes coreografadas e espetáculos de música à noite durante a temporada de férias.

Paris (França)
Uma impressionante árvore de Natal de quatro andares é colocada nas Galeries Lafayette de Paris todos os anos e tem sempre um tema diferente para surpreender e encantar os que ali estão a fazer compras. Este ano, o tema é “embarque numa viagem de Natal”, e está coroada com ornamentos soberbos, como bugigangas bordadas e pompons coloridos que lembram os foliões da riqueza das culturas do mundo. Como de costume, as montras das lojas estão decoradas com a mesma temática.Gubbio (Itália)
Poucas coisas podem inspirar mais a alegria da festa de Natal do que uma árvore do tamanho de uma montanha feita de centenas de pinheiros reais e vivos. Na comuna de Gubbio, na Itália, as árvores verdadeiras são equipadas com uma série de luzes para criar a visão deslumbrante de uma árvore de Natal gigante, provavelmente a maior do mundo, com mais de 600 metros.

Vilnius (Lituânia)
A árvore de Natal de Vilnius, capital da Lituânia, é montada todos os anos na Praça da Catedral e sempre ricamente decorada. Para garantir que a tradição continua com segurança, a árvore foi instalada de forma a que possa ser admirada tanto de longe como de perto. Decorada com ornamentos antigos, conta com belas iluminações que atraem muitos visitantes que querem fotos perto desta árvore moderna.

Pierre (Estados Unidos)
A maioria das pessoas visita o estado de Dakota do Sul para ver o Monte Rushmore, mas os viajantes que visitam na época do Natal podem aproveitar um passeio entre quase 100 árvores de Natal em exibição na capital Pierre. Desde 1981, as árvores são decoradas por cidades, empresas, escolas e ONGs de Dakota, e são colocadas no Capitólio, onde fica a sede do governo. A visita está aberta a todos.

Taipei (Taiwan)
Situada no distrito urbano de Xinban, a árvore de Natal de Taipei é a peça central que ajuda a transformar toda a área naquilo que é conhecido como “christmasland”, um complexo natalício completo. O Natal não é um feriado público reconhecido em Taiwan, mas isso não impede aos seus cidadãos de se juntarem à diversão da data. Outros destaques nesta área incluem um mercado de Natal, árvores altas, canções de Natal, decorações exageradas e até uma feira de Natal com brinquedos. A Christmasland acontece há 10 anos e atrai cerca de 6 milhões de visitantes. Este ano conta com personagens da Disney.

Rio de Janeiro (Brasil)
Nesta época, a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, torna-se o lar de uma árvore de Natal flutuante que se levanta a mais de 80 metros no céu. Em 2020, infelizmente, não foi instalada devido à pandemia, com o objetivo de evitar aglomerações. Este lugar atrai muitos visitantes (em média 200 mil) e a sua estrutura impressiona: são mais de três milhões de luzes acesas.