inco homens foram detidos pela Polícia Judiciária, na quinta-feira, por serem suspeitos de mais de duas dezenas de crimes de roubo agravado, sob ameaça de armas de fogo, um homicídio qualificado, na forma tentada, e diversos crimes de detenção e uso de arma proibida.
Os detidos são três cidadãos estrangeiros e dois portugueses, com idades compreendidas entre os 25 e os 41 anos de idade.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a Polícia Judiciária adianta que há suspeitas de crimes anteriores, mas a “atividade criminosa do grupo intercetado acentuou-se, substancialmente, a partir do início do mês de dezembro de 2021, até ao dia de ontem”.
A investigação, denominada operação ‘Game Over’, permitiu a “localização, abordagem e detenção do grupo, logo após a prática de mais um crime de roubo, ocorrido em Lisboa, ao final da manhã de ontem, bem como a obtenção de sólido suporte indiciário, acerca da atividade criminosa realizada”.
Os suspeitos, que se encontravam no interior de três viaturas, reagiram com violência à detenção, tentando atropelar os elementos da Policia Judiciária.
Ainda de acordo com a mesma nota os suspeitos tinham em sua posse “o produto do roubo” que haviam concretizado há momentos, “bem como uma arma de fogo, carregada e municiada, diversos artefactos próprios para a consumação dos crimes de roubos, designadamente, luvas, gorros e artigos de vestuário” usados em crimes anteriores.
Decorrem ainda diligências para a recuperação de objetos, artigos de joalharia, quantias monetárias que tenham resultado da atividade criminosa deste grupo violento, bem como para obtenção de outras notícias de crimes eventualmente levados a efeito pelo grupo agora detido.
Os cinco arguidos detidos serão presentes às Autoridades Judiciárias, para efeitos de primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação consideradas adequadas.