Em visita à tecnológica, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade diz que PRIMAVERA BSS é uma referência nacional em políticas de promoção da igualdade, parentalidade e conciliação entre a vida pessoal e familiar

Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade realizou, ontem dia 20 de janeiro, uma visita à sede da tecnológica PRIMAVERA BSS em Braga, a fim de promover o projeto “Engenheiras por um dia” e conhecer in loco as boas práticas da empresa em termos de promoção da igualdade de género, parentalidade e boas práticas de conciliação entre vida profissional, familiar e pessoal.

Rosa Monteiro destacou que a maioria das empresas envolvidas em ‘Engenheiras por um Dia’ são do sector tecnológico e que os resultados do projecto estão à vista.

Durante esta visita institucional a governante referiu que existe um longo trabalho a percorrer para que as engenharias tecnológicas se tornem atrativas para as mulheres e destacou o exemplo da PRIMAVERA como uma referência nacional na promoção de boas práticas de gestão de Recursos Humanos. “A PRIMAVERA apresenta uma percentagem de colaboradores do género feminino e de mulheres a ocuparem cargos de liderança muito acima da média nacional do setor tecnológico, destacando-se ainda como um exemplo em medidas de conciliação da vida pessoal e familiar, respeito pela parentalidade e flexibilidade laboral, é um excelente exemplo a seguir”, destacou a governante.

A PRIMAVERA apresenta um rácio de 36% de colaboradores do género feminino e 30% das lideranças são igualmente do género feminino, num total de 350 colaboradores dispersos pelos diversos mercados, destacando-se ainda por políticas de inclusão e de diversidade.

Durante a visita ficou ainda formalizada a participação da PRIMAVERA no projeto “Engenheiras por um dia”, iniciativa coordenada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em articulação com a Carta Portuguesa para a Diversidade (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros, envolvendo uma rede de 70 entidades parceiras (9 das quais municípios), 41 escolas básicas e secundárias e 15 instituições de ensino superior.

Ângela Brandão, administradora da PRIMAVERA, salienta a importância de atrair as jovens estudantes para as áreas tecnológicas, frisando “sentimos que área de desenvolvimento de software é ainda muito masculina, por isso, iremos trabalhar em conjunto para atrair mais jovens mulheres para as engenharias, particularmente as tecnológicas, mostrando-lhes que é possível ter uma carreira de sucesso, com conciliação entre a vida pessoal e familiar na área das engenharias”.

Ângela Brandão, administradora da PRIMAVERA

Ângela Brandão, adiantou que “a valorização de competências profissionais” não distingue homens e mulheres e que o percentagem acima da média de mulheres a trabalhar nesta tecnológica “é consequência da nossa prática de recursos humanos”.

A PRIMAVERA colabora atualmente com iniciativas apoiadas pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, nomeadamente através da PRIMAVERA Academy, que se associou ao projeto Upskill e que promove a reconversão de competências e qualificação de profissionais para as áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação.