A área da saúde é encarada como uma prioridade para os candidatos da lista do PSD pelo Distrito de Braga. Com o objetivo de perceber a situação actual de várias respostas a nível do Distrito e do Concelho de Braga no setor da saúde, os candidatos André Coelho de Lima, Firmino Marques, Carlos Eduardo Reis, e o Presidente da Concelhia Local do PSD Braga, João Granja, foram recebidos pela administração do Hospital Central das SETE FONTES. Seguiram-se as visitas ao ACES de Braga e à única Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos de Braga, o “Povorello”.

Durante o encontro com a administração do Hospital Central das SETE FONTES, abordaram-se as dificuldades e sucessos, ficando a promessa de se estender o diálogo após o período eleitoral. A delegação dos sociais-democratas também visitou o ACES de Braga, tendo sido recebida pelo seu Diretor Executivo, Dr. Domingos Sousa, pelo Dr. Rui Macedo do Conselho Clínico e de Saúde e pela Dra.Cidália Noversa da Unidade de Apoio à Gestão, a quem se juntou também João Ferreira da Comissão Política de Secção do PSD.

Durante a visita, foi possível avaliar o trabalho desenvolvido e não ficar indiferente ao facto de 461 utentes, num universo de 204 mil, precisarem ainda de uma resposta de Médico de Família. Com 20 unidades de resposta descentralizadas no Concelho e 600 colaboradores no total, registou-se, no Plano de Investimentos, a necessidade de melhoramentos tendo em vista a consolidação de algumas das infraestruturas de funcionamento em saúde primária, assim como alguns sonhos capazes de se tornarem realidade no futuro, assim entendam os decisores.

Seguiu-se a visita à única Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos de Braga, o “Povorello”, onde a delegação composta por Firmino Marques, João Granja, Leonel Fernandes e Elisa Rosa foram recebidos pelo Frei Jacó Silva, responsável desta Unidade de Saúde inspirada nos valores da Ordem Franciscana (Montariol), onde o Amor é a palavra, o sentimento chave em todas as atividades desenvolvidas. O PSD considera fundamental, no decorrer dos próximos ano, executar-se um maior investimento e apoio a esta tipologia de instituições.

 O Centro de Acolhimento “O Povorello” foi inaugurado em Outubro de 2012 tendo como responsável Frei José Neves, Presidente da Fundação Domus Fraternitas, que iniciou então um processo progressivo onde a centralidade de toda a atenção é o ser humano, sempre acolhido com PAZ e BEM. Volvidos nove anos de dificuldades, no entender do PSD, está na hora do Estado, a quem serve como resposta ao Serviço Nacional de Saúde, requalificar as convenções estabelecidas e que, nestes últimos 5 anos, tiveram reconhecidos aumentos em custos, nunca compensados com qualquer reajustamento. Também neste capítulo está na hora de se introduzirem “Novos Horizontes” e justiça para quem se dedica a cuidar dos cidadãos por Missão.