Ricardo Silva assume a presidência da delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, sucedendo a Fátima Soeiro no cargo.

Atualmente, a delegação encontra-se na Rua de Santa Margarida, ocupando parte do edifício do Diário do Minho. O novo presidente, também autarca de S. Victor, tem como objetivo aproximar a Liga da população bracarense e das instituições, reforçar a comunicação e dar visibilidade à sede, para que as pessoas estejam cientes da presença da Liga Portuguesa Contra o Cancro em Braga. A nova direção pretende oferecer mais serviços à comunidade, incluindo voluntariado hospitalar, ocupação dos tempos livres, formações e workshops sobre temas como maquilhagem ou nutrição. Além disso, consideram a possibilidade de abrir uma loja que disponibilize próteses e outros materiais ortopédicos.

A mudança para as novas instalações na Rua de Santa Margarida permitiu fortalecer o serviço de psicooncologia, que oferece acompanhamento a doentes e familiares. O serviço conta atualmente com três psicólogas que trabalham exclusivamente para a delegação de Braga, mas a procura crescente começa a criar limitações de recursos humanos, dada a impossibilidade financeira de contratar mais pessoal.

O antigo objetivo da direção liderada por Fátima Soeiro de abrir um centro de dia continua a ser uma ambição, embora seja considerado parte de um plano mais abrangente. Para concretizar este objetivo, serão necessárias instalações próprias e um investimento significativo por parte da delegação do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Ricardo Silva destaca o apoio da Câmara Municipal de Braga como um parceiro essencial e sensível às necessidades da delegação. Atualmente, estão a trabalhar no processo para que a Câmara possa apoiar o pagamento da renda mensal das novas instalações, semelhante ao que acontecia com as antigas instalações.