Carlos Alexandre arresta pensão de 15 mil euros e três imóveis de Pinho

Pedido tinha sido feito pelo Ministério Público. Ex-ministro, recorde-se, está em prisão domiciliária.

juiz Carlos Alexandre arrestou a pensão de 15 mil euros de Manuel Pinho, assim como, provisoriamente, três imóveis em nome do ex-ministro e outros dez que estão em nome da sua mulher, Alexandra, avança a CNN Portugal. O pedido tinha sido feito pelo Ministério Público. 

Pinho fica, assim, e de acordo com o canal, a viver com 2.115 euros mensais declarados. O arguido, recorde-se, está em prisão domiciliária. 

Manuel Pinho foi constituído arguido no âmbito do caso EDP no verão de 2017, por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais, num processo relacionado com dinheiros provenientes do Grupo Espírito Santo. No processo EDP/CMEC, o Ministério Público (MP) imputa aos antigos administradores António Mexia e Manso Neto, em coautoria, quatro crimes de corrupção ativa e um crime de participação económica em negócio.

O caso está relacionado com os Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC) no qual Mexia e Manso Neto são suspeitos de corrupção e participação económica em negócio para a manutenção do contrato das rendas excessivas, no qual, segundo o MP, terão corrompido o ex-ministro da Economia Manuel Pinho e o ex-secretário de Estado da Energia Artur Trindade.

O processo tem ainda como arguidos o administrador da REN e antigo consultor de Manuel Pinho João Conceição, Artur Trindade, ex-secretário de Estado da Energia, Pedro Furtado, responsável de regulação na empresa gestora das redes energéticas, e o antigo presidente do BES, Ricardo Salgado.