Uma em cada cinco mulheres portuguesas já sofreu de violência física ou sexual por parte de um parceiro

Estas agressões começam a ter prevalência na vida das mulheres desde muito cedo. A nível global, 27% das jovens com idades entre os 15 e os 19 anos já passaram por uma situação destas.

Quase uma em cada cinco mulheres portuguesas, entre os 15 e os 49 anos, já sofreu de violência física ou sexual por parte de um parceiro íntimo pelo menos uma vez na vida. Os dados pertencem ao maior estudo sobre violência de género realizado até hoje, publicado pela revista Lancet, com base em números da Organização Mundial de Saúde.

Na Europa, cerca de 23% das mulheres desta faixa etária já terão sido agredidas, ameaçadas ou violadas. Portugal fica ligeiramente abaixo dessa média, com 18%. Se olharmos para outros países europeus, os valores são algo semelhantes: Espanha 16%, Itália 16% e Suíça 12%, enquanto que, em França e no Reino Unido, essa média sobe para os 22% e 24%, respetivamente.

Com base em 366 estudos, realizados em 161 países, concluiu-se que, entre 2000 e 2018, uma em cada quatro mulheres (27%) já havia sido agredida física ou sexualmente, ou ambas, por parte de um homem desde os 15 anos.