Forças russas atacaram uma torre de televisão na capital da Ucrânia, Kiev, potencialmente interrompendo seu sinal, disse o assessor do Ministério do Interior ucraniano, Anton Herashchenko, nas redes sociais nesta terça-feira (1º). Ministério afirmou que ao menos cinco pessoas foram mortas durante o ataque e cinco ficaram feridas.

O canal de televisão local 1+1 afirmou que vai trabalhar para restaurar qualquer sinal perdido.

A área ao redor de uma enorme torre de TV em Kiev foi atingida por ataques militares, de acordo com vídeos e fotos postados nas redes sociais que foram geolocalizados e verificados pela CNN internacional.

“Os canais não funcionarão por um tempo”, disse o ministério ucraniano em um comunicado. “A transmissão de backup de alguns canais será habilitada em um futuro próximo”.

Nesta terça-feira, os militares russos alertaram que realizariam ataques contra a Agência de Segurança do Estado da Ucrânia e “o 72º Centro Principal de Informações e Operações Psicológicas [PSO] em Kiev”.

Não está claro neste momento se esses novos ataques tinham como alvo qualquer uma dessas entidades estatais ucranianas.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, condenou o ataque em uma publicação no Twitter. “Para o mundo: qual é o sentido de dizer “nunca mais” por 80 anos, se o mundo fica em silêncio quando uma bomba cai no mesmo local de Babyn Yar? Pelo menos 5 mortos. História se repetindo”, disse o presidente em referência ao fuzilamento em massa, conduzido pelos alemães nazistas, durante a ocupação de Kiev na Segunda Guerra Mundial.

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia afirmou que a Rússia foi bárbara pelo ataque à torre de TV em um local próximo a um memorial que homenageia as vítimas de Babyn Yar, um dos maiores massacres de judeus durante o Holocausto nazista.