Vitória de Guimarães vence Marítimo e recupera sexto lugar da I Liga

Já o Marítimo caiu para o oitavo posto, com 32 pontos.

O Vitória de Guimarães somou hoje a segunda vitória seguida na I Liga portuguesa de futebol, na visita ao Marítimo, por 1-0, e recuperou o sexto lugar da prova, em jogo da 26.ª jornada.

O francês Nicolás Janvier marcou o único golo do encontro, aos 82 minutos, permitindo à equipa minhota voltar à sexta posição, com 36 pontos, mais dois do que o Estoril Praia (34), sétimo, que no sábado tinha vencido o Portimonense (2-0).

O Vitória de Guimarães apresentou-se no Funchal determinado em segurar o sexto lugar, desenhando inúmeras oportunidades no primeiro tempo, chegando mesmo a celebrar um golo, aos 19 minutos, anulado por posição irregular de Óscar Estupiñán.

Antes do balançar das redes não faltaram ocasiões aos homens de Pepa para se adiantarem no marcador, com o lance mais perigoso da primeira parte a ter início num passe mal calculado por Matheus Costa, aos 24, que permitiu uma subida de Rafa Soares, que serviu Rúben Lameiras para um cabeceamento que acabou por passar junto à baliza maritimista.

O primeiro lance dos anfitriões surgiu já passava da primeira meia hora de jogo, com Joel a surgir na cara de Bruno Varela que desviou o perigo, mas não por muito tempo. No minuto seguinte, o lateral Cláudio Winck apostou num remate à entrada da grande área, mas o guardião da formação nortenha voltou a marcar presença.

Perante uma das casas mais compostas na presente temporada, Vasco Seabra ‘mexeu’ cedo na equipa, colocando em campo Alipour e o experiente Edgar Costa, procurando dar outra vida ao setor ofensivo nos primeiros 10 minutos da segunda parte.

Na etapa complementar o jogo esteve mais ‘vivo’, mas faltou algum discernimento de ambas as partes no último terço.

As duas formações dispuseram de duas oportunidades em sequência de cantos, com Óscar Estupiñán, de primeira, a acertar com estrondo no ‘ferro’, enquanto Guitane, pela equipa da casa, viu Bruno Varela a negar o cabeceamento que já era festejado nas bancadas do ‘caldeirão’.

O golo estava no banco vitoriano, em menos de 10 minutos em campo as duas alterações de Pepa mostraram trabalho, com Geny Catamo a colocar o esférico a jeito para Janvier colocar, ao ângulo, a bola, num golo que colocou um ponto final na sequência de seis jogos sem vencer na condição de visitante e aumentou para cinco o número de jogos do Marítimo sem conhecer o sabor da vitória perante os seus adeptos.

Pepa, treinador do V. Guimarães, em declarações na conferência de imprensa após o triunfo vitoriano sobre o Marítimo, no Estádio dos Barreiros.

«Acima de tudo, quero realçar a grande exibição que fizemos do princípio ao fim, criando as melhores oportunidades, com mais tentativas de golo, e a consistência que tivemos. Fomos intensos, agressivos, organizados, a tentar levar o jogo do Marítimo para algo que os deixava desconfortáveis.

[V. Guimarães e a primeira vitória fora em 2022]

«É verdade que temos andado um pouco irreconhecíveis, com bons jogos e jogos horríveis, e o nosso grande desafio é este: encontrarmo-nos connosco, termos esta paciência com bola, sem bola não sermos desorganizados e a querer ganhar as bolas todas a qualquer custo. E isso requer muito carácter dos jogadores, que o têm tido. Sentimos que podíamos ter dado mais consistência no passado recente.

O Marítimo joga bem curto, é uma equipa que cria muitos desequilíbrios desde a fase de construção. Nós identificámos muito bem essa expressão e conseguimos levar o Marítimo a esticar o jogo, o que não é onde se sentem mais confortáveis. Os jogadores estão de parabéns pela forma exímia como interpretaram a estratégia.»

Vasco Seabra, treinador do Marítimo, em declarações na conferência de imprensa após a derrota em casa diante do V. Guimarães, no que foi o quinto jogo consecutivo sem vencer nos Barreiros.

«Vínhamos do último jogo fora [vitória em Moreira de Cónegos] e tal como vencemos três jogos em casa, acho que nunca nos deslumbramos, agora não nos deprimimos [por estar cinco jogos sem vencer em casa]. Sabemos que temos um caminho e que neste jogo não fomos tão capazes quanto nos tem sido habitual. Nós não estivemos tão bem, penso que o Vitória também teve mérito naquilo que fez, mas não fomos uma equipa tão capaz do ponto de vista ofensivo para conseguir provocar ainda mais danos no adversário.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio do Marítimo, no Funchal.

Marítimo – Vitória SC, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Janvier, 82 minutos.

 Equipas:

– Marítimo: Paulo Victor, Cláudio Winck (Clésio Baúque, 86), Zainadine, Matheus Costa, Vítor Costa, Beltrame (Pelágio, 75), Diogo Mendes, Guitane (Henrique, 86), Xadas (Edgar Costa, 56), André Vidigal e Joel (Alipour, 56).

(Suplentes: Miguel Silva, Alipour, Edgar Costa, Iván Rossi, Clésio Baúque, China, Pelágio, Leo Andrade e Henrique).

Treinador: Vasco Seabra.

– Vitória SC: Bruno Varela, Miguel Maga, Abdul Mumin Jorge Fernandes, Rafa Soares, Alfa Semedo, Tiago Silva (Janvier, 75), André Almeida (Ibrahima Bamba, 90+4), Rúben Lameiras (Geny Catamo, 75), Rochinha (Bruno Duarte, 86) e Óscar Estupiñán (Quaresma, 86).

(Suplentes: Antal Bencze, Borevkovic, Quaresma, Bruno Duarte, Nélson da Luz, Geny Catamo, Sílvio, Ibrahima Bamba e Janvier).

Treinador: Pepa.

Árbitro: Hugo Silva (AF Santarém).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Edgar Costa (58), Tiago Silva (58), Beltrame (61), Miguel Maga (72) e Quaresma (89).