O Diretório para Operadores Turísticos e o novo Roteiro Turístico de Braga, hoje apresentados publicamente, visam estimular aquele setor e impulsionar a retoma após o período de restrições decorrente da pandemia de covid-19, anunciou o município.
O município de Braga lançou duas ferramentas contribuem ainda mais para “a qualificação do material promocional da cidade”.
O Diretório para Operadores Turísticos pode ser acedido em Bragaturismo.wordpress.com.
Já o novo Roteiro Turístico de Braga pode ser consultado em https://www.cm-braga.pt/archive/doc/Roteiro_Turistico_de_Braga.pdf.
Segundo o município, a criação do Diretório de Braga para os Operadores Turísticos tem como objetivo fornecer um conjunto de informação útil à sua atividade, contribuindo para diversificar a oferta turística e gerar oportunidades de negócios.
“Os operadores turísticos são os fornecedores de pacotes às agências de viagens, para que estas possam contratar serviços. Neste período em que a pandemia veio acelerar a digitalização dos processos, os materiais impressos para apresentar os destinos deram lugar aos pedidos de informação em formato digital”, explica o município.
Perante esta necessidade, foi criado aquele diretório, que possibilita a consulta de uma forma “rápida, dinâmica, acessível e sucinta”, por parte do operador turístico, da informação desejada.
Uma informação que pode ser atualizada conforme os produtos sejam mais ou menos procurados.
“Pretende-se, deste modo, proporcionar uma abordagem informacional que permita explorar o potencial da cidade e aumentar a venda dos produtos, experiências e serviços bracarenses”, lê-se no comunicado.
Por seu lado, o novo Roteiro Turístico de Braga tem um formato de livro de bolso que facilita o seu transporte.
Permite uma melhor integração e ordenação dos locais históricos, museus, eventos, gastronomia, espaços culturais ou contactos relevantes para a divulgação da cidade.
“Trata-se de uma importante ferramenta para a leitura da realidade e da situação sociocultural existente em Braga, contendo de forma articulada e ordenada os elementos necessários para a visita à cidade”, sublinha o município.
Acrescenta que o roteiro dá também “um sentido cultural, histórico ou natural à visita, contribuindo para a procura e orientação dos fluxos turísticos em Braga”.
Seguindo a lógica de facilitar a utilização e leitura em dispositivos móveis, o novo formato de roteiro integra-se nos novos dispositivos tecnológicos, tornando a leitura e consulta digital mais fácil.
Foi, ainda, acrescentado um mapa da região Norte cedido pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte para facilitar a localização da cidade e permitir a deslocação do turista aos territórios envolventes.