Treinador do Sporting de Braga quer equipa «virada para a baliza adversária», com a ideia de que pode vencer, pese a vantagem de 2-0 obtida na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa
O Sporting de Braga visita o Mónaco com uma vantagem de 2-0 obtida na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, mas o treinador dos minhotos, Carlos Carvalhal, não descarta ambições em olhar para a baliza adversária e em tentar a vitória, embora o grande objetivo seja a qualificação para os quartos de final.
«O Mónaco é uma grande equipa, vamos abordar o jogo como se estivesse 0-0. Queremos marcar amanhã [ndr: quinta-feira], sendo o nosso grande objetivo qualificar-nos», disse Carlos Carvalhal, na antevisão ao encontro, em conferência de imprensa, entendendo que vai ser «uma incógnita o que o Mónaco vai fazer», mas que o Sporting de Braga vai ser uma equipa «competitiva, coesa e muito virada para a baliza adversária».
«Sempre que tivermos a bola, temos que ter o objetivo de fazer golo e concretizar as jogadas, esse tem sido o ADN contra todas as equipas. Mas também temos que ser uma equipa equilibrada, o Mónaco tem muita qualidade individual, por si só é uma equipa de vocação ofensiva e temos que estar permanentemente equilibrados», frisou.
Os bracarenses venceram na primeira mão, por 2-0, com golos de Abel Ruiz e Vítor Oliveira, sendo que Carlos Carvalhal admitiu que essa vantagem dá uma certa «margem de confiança» à equipa. Ainda assim, o técnico vincou que a ideia que passou aos jogadores é a de que «é possível vencer o jogo». «É dificílimo, o adversário é muito difícil, mas é possível vencer, é nisso que estamos determinados», disse.
Se se qualificar, será a terceira vez que o Sporting de Braga atinge os quartos de final da Liga Europa, mas o treinador não evitou rir perante a pergunta se o grupo pensa na conquista da prova. «Jogámos na quinta-feira [a primeira mão], depois preparámos o jogo de domingo [com o Gil Vicente, para o campeonato], agora preparámos este, depois vamos jogar a Portimão no domingo [para a I Liga]. É dia a dia, jogo a jogo. Temos os pés bem assentes no chão», respondeu.
Castro: «Vamos para tentar vencer»
Para o futebolista dos minhotos, André Castro, a vantagem obtida em Braga é como se a equipa «estivesse a ganhar ao intervalo 2-0» e aponta à tentativa de vitória.
«Sinceramente, vamos para tentar vencer o jogo, porque se entrarmos com outro tipo de pensamento, seria prejudicial para nós», frisou.
O Mónaco-Sporting de Braga joga-se a partir das 17h45 de quinta-feira (18h45 locais), no Estádio Luís II. O jogo tem arbitragem do sueco Andreas Ekberg.
A comitiva do Sp. Braga para o duelo com o Mónaco integra 11 jogadores da formação arsenalista.
Carlos Carvalhal chamou 24 jogadores para a segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, na quinta-feira, numa lista que vinca a aposta na academia e com dois nomes que se destacam, Berna e Dinis Pinto.
Berna, médio de 19 anos, já integrou anteriores convocatórias da equipa A, mas ainda não se estreou a jogar.
Já o defesa direito Dinis Pinto, de 21 anos, costuma alinhar na equipa B, embora já tenha some um jogo na formação principal dos minhotos.
Esta quarta-feira, o Sp. Braga realiza o habitual treino no recinto do adversário, pelas 17h45. No dia seguinte, a equipa portuguesa joga no Estádio Luís II, no principado do Mónaco, à mesma hora.
Recorde-se que os bracarenses levam vantagem na eliminatória, depois do 2-0 conseguido em Braga, com golos de Abel Ruiz e Vítor Oliveira.
Os convocados do Sp. Braga:
Guarda-redes: Matheus, Tiago Sá e Lukas Hornicek.
Defesas: Yan Couto, David Carmo, Tormena, Diogo Leite, Paulo Oliveira, Fabiano, Bruno Rodrigues, Buta e Dinis Pinto.
Médios: Castro, Lucas Mineiro, André Horta, Al Musrati, Berna e Moura.
Avançados: Abel Ruiz, Ricardo Horta, Iuri Medeiros, Vítor Oliveira, Rodrigo Gomes e Falé.