A celebração dos protocolos de apoios aos clubes e às associações desportivas teve lugar no sábado, 19 de março, no auditório do Teatro Jordão.
A Câmara Municipal de Guimarães deliberou a atribuição de mais de 3 milhões de euros, através de propostas de apoios às associações desportivas para a época 2021/2022, contratos plurianuais e contratos-programa transitados da época 2020-2021. A cerimónia teve lugar no Teatro Jordão no passado sábado, 19 de março.
Domingos Bragança, Presidente da Câmara, na sua intervenção, começou por justificar a escolha do auditório do Teatro Jordão como um sinal da importância da cerimónia e dignificação da ocasião. “Três milhões de euros de apoio é um esforço notável para o Município. Estamos nos primeiros municípios do país no que diz respeito ao apoio que é dado ao desporto, ao seu fomento, desenvolvimento e prática”, disse. O Edil justificou a pertinência da verba pela capacidade, competência e resiliência de todos os dirigentes dos clubes e das associações, que, em tempos de pandemia, continuaram a porfiar para que o desporto em Guimarães continuasse a crescer.
O Presidente da Câmara deixou ainda alguns caminhos de futuro: “a Câmara de Guimarães entrou num caminho difícil, que é o de robustecer todas as nossas estruturas desportivas, em todo o concelho. É um esforço enorme melhorar todas as infraestruturas desportivas, modernizá-las, para que a sustentabilidade desportiva e abrangência territorial, seja uma realidade. Precisamos de fazer tudo isto em diálogo e na envolvência de todos, para que tenhamos mais atletas, mais formação e mais representação de género”, frisou. Numa nota menos positiva, Domingos Bragança lamentou que não estivessem presentes todos os clubes e associações no evento. “Gostava que nesta cerimónia estivessem estado todos”, disse.
Nelson Felgueiras, Vereador do Desporto, disse estar-se perante um importante momento para o desporto em Guimarães, com todos os clubes a mostrarem o amor à sua terra e às suas gentes. O Vereador fez saber que será encetado um processo de revisão alargada do regulamento de apoio aos clubes, em cooperação com o ecossistema desportivo de Guimarães. Para Nelson Felgueiras, o desporto tem que ser mais inclusivo, mostrar responsabilidade social e promover a sustentabilidade.
De entre os apoios concedidos, destaque para a implementação de vários projetos ao nível da eficiência energética, na área da sustentabilidade ambiental, em consonância com a estratégia municipal. O GD Selho vai proceder à instalação de painéis solares e baterias de armazenamento para fornecimento de energia para os balneários, o GDRC Os Sandinenses e o CCD O Desportivo de Ronfe vão substituir a iluminação nos campos de jogos para iluminação LED. Os apoios contemplam mais de meia centena de clubes e associações, cerca de 15 mil atletas, e mais de 30 modalidades. Destinam-se a promover a formação, a realização de obras e eventos desportivos.