Para assinalar o Dia Mundial da Água, que se comemora amanhã, dia 22 de março,  o Município de Vieira do Minho vai aderir à iniciativa H2OFF – Hora de fechar a torneira promovida pela APDA, através da Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental.

A iniciativa pretende promover a  consciencialização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

A iniciativa tem, ainda por missão motivar a população local à mudança consciente de comportamentos sobre o uso correto e eficiente da água, incitando à proteção e preservação deste bem.

Neste dia, dedicado à água, vamos todos,  pelas 22h00, fechar a torneira por 60 minutos, num contribuo para um futuro sustentável.

De salientar que a escassez de água está na agenda política e social, constituindo uma ameaça para a humanidade, que se agravará à medida que o impacto das mudanças climáticas e a ocorrência de eventos extremos se forem acentuando.
Os conflitos em torno da água estão a tornar-se numa realidade que podemos ter de enfrentar num futuro não muito distante.