Grupo Hoti investe 16 milhões de euros em novo hotel em Braga

O grupo português tem ainda em andamento um investimento de 138 milhões de euros em novos projetos até 2027.

O Grupo Hoti Hotéis vai investir 16 milhões de euros num novo hotel na cidade de Braga. O Hotel Plaza Central deverá abrir portas dentro de dois anos e será a segunda unidade hoteleira do grupo potuguês na cidade, juntando-se ao Meliá Braga.

O futuro hotel, apresentado oficialmente esta segunda-feira, 28, terá uma oferta de 106 quartos, spa, piscina exterior, restaurante, bar, claustro e uma sala de reuniões.

Manuel Proença, presidente do grupo Hoti Hotéis, espera que o novo empreendimento esteja pronto “na Páscoa de 2024”. A unidade hoteleira vai contar com 108 quartos, spa, ginásio, piscina exterior, parque de estacionamento para 32 carros e um jardim que dará acesso público ao Recolhimento das Convertidas.

“Dos 4500 metros quadrados, vamos ceder 1530 metros quadrados ao domínio público para um jardim que ligará ao jardim das Convertidas”, explicou a arquiteta Rosário Rodrigues, garantindo que o edifício de cinco pisos que vai ser construído nas traseiras do edifício histórico “quase não terá visibilidade” para quem passa na Avenida Central, o que responderá aos anseios das associações de defesa do património.

“Há um respeito pela alma e memória [do espaço]. Os turistas querem autenticidade”, elogiou Inácio Ribeiro, do Turismo do Porto Norte, durante a apresentação que decorreu no jardim do Recolhimento das Convertidas, monumento que estará prestes a passar do Ministério da Administração Interna (MAI) para as mãos da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado.

Este é apenas um dos dos projetos que a cadeia hoteleira tem em desenvolvimento no país. Até 2027, o grupo vai investir 138 milhões de euros em novas unidades em cidades como Famalicão, Viana do Castelo, São João da Madeira e Aveiro.

A Hoti Hotéis conta, atualmente, com um portefólio de 17 hotéis em Portugal e um em Moçambique.