Portugal soma, ao dia de hoje, 11.732 novas infeções e 22 mortes por Covid-19.

Direção-Geral da Saúde (DGS) voltou a disponibilizar dados diários quanto à situação epidemiológica em Portugal, avançou o jornal Público. Ao dia de hoje, o país soma 11.732 novos casos e 22 óbitos associados à Covid-19, segundo o boletim divulgado no site da entidade.

Agora, a informação poderá ser acedida através de documentos excel, diariamente publicados na página da DGS dedicada à Covid-19.

A partir do dia 11 de março, a DGS passou a divulgar “um relatório da situação epidemiológica e de vacinação com uma periodicidade semanal”, com publicação à sexta-feira. 

Na altura, a entidade esclareceu que a “atual fase justifica a alteração do padrão de divulgação, sendo descontinuados ambos os relatórios diários”.

A decisão foi, contudo, alvo da crítica de especialistas, nomeadamente do matemático Henrique Oliveira, do Instituto Superior Técnico, que acusou a DGS de “esconder informação aos cidadãos” nos boletins semanais sobre a Covid-19 em Portugal.

À CNN Portugal, o especialista alertou que, com os relatórios semanais, é “verdadeiramente impossível fazer previsões a médio e longo prazo”, uma vez que estes não incluem os dados diários e reportam-nos com dias de atraso, por serem divulgados à sexta-feira com informação relativa à segunda-feira anterior.

“É completamente impossível monitorizar e prever. E é completamente impossível atuar”, frisou.