Tinha sido expulso da Ordem dos Médicos com efeitos no mês passado. Profissional tinha 66 anos.

Morreu, no passado domingo, aos 66 anos, João Ferreira Diniz, o médico que foi condenado a sete anos de prisão por abuso sexual de crianças no processo Casa Pia. A informação está a ser avançada pela SIC Notícias. 

De recordar que a Ordem dos Médicos expulsou João Ferreira Diniz com efeitos de dia 18 de fevereiro, no âmbito de um processo disciplinar que começou há quase oito anos e que chegou ao Tribunal Constitucional.

No edital da Ordem dos Médicos tornou-se, na altura, público que o médico foi punido com a sanção disciplinar de expulsão por um acórdão proferido a 22 de fevereiro de 2018.

O mesmo documento dizia que a sanção resultava de uma deliberação do Conselho Superior de 22 de dezembro de 2021. O profissional ficou “proibido definitivamente de praticar qualquer ato médico”.

O Conselho Superior da Ordem dos Médicos já havia tomado esta decisão em 2015, tendo Ferreira Diniz apresentado múltiplos recursos, todos com decisão desfavorável, que esgotaram. Ao longo dos últimos sete anos, Ferreira Diniz pôde continuar a exercer graças a estes recursos. 

Recorde-se que o clínico foi detido em 2013 pela Polícia Judiciária para cumprir a pena de prisão a que foi condenado, sete anos, e que tinha como base três crimes de abusos sexual de crianças dependente e posse de pornografia infantil.

João Ferreira Diniz foi o único dos arguidos que invocou a prescrição dos crimes no caso Casa Pia.