Investigação visava um grupo ligado a homicídios na forma tentada, ofensas à integridade física graves e ameaças agravadas, “todos eles cometidos com armas de fogo” na área metropolitana de Lisboa.

Treze pessoas foram detidas numa operação que a Polícia de Segurança Pública (PSP) levou a cabo esta quarta-feira em Lisboa, contra a criminalidade violenta.

Foram apreendidas nove armas de fogo de vários calibres, assim como munições, cartuchos, armas brancas, dinheiro, walkie-talkies e produto estupefaciente.

As 24 buscas levadas a cabo hoje estiveram especialmente concentradas na antiga Curraleira.

“São pessoas organizadas, violentas”, que atuavam na área metropolitana de Lisboa, conforme adiantou aos jornalistas o comissário do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS) da PSP Daniel Martins.

Os episódios que desencadearam a investigação ocorreram em setembro e outubro do ano passado e um em março deste ano. Os factos referentes ao final do ano passado ocorreram na “zona de Alvalade, no seguimento de uma desordem entre dois grupos”, sendo que um deles “utilizou armas de fogo para fazer face ao outro grupo”.

Já os eventos ocorridos em março terão a ver com situações menos gravosas, nomeadamente “disparos de armas de fogo, ameaças”, como indicou ainda o comissário.

Recorde-se que a PSP conduziu hoje uma operação relacionada maioritariamente com crimes de homicídios na forma tentada, ofensas à integridade física graves e ameaças agravadas, “todos eles cometidos com armas de fogo, em vários locais da cidade” de Lisboa.

A ação desenvolveu-se com a participação de Polícias da valência de investigação criminal e das Equipas de Intervenção Rápida.