Sp. Braga sofreu para derrotar o FC Vizela antes da decisão europeia em Glasgow.

Sp. Braga sofreu mas venceu, este domingo, na visita ao Vizela (1-0), em jogo de encerramento da jornada 29 da I Liga. Os minhotos ficaram em inferioridade numérica ainda antes do intervalo, mas conseguiram agarrar-se com unhas e dentes ao triunfo tangencial, isto a poucos dias do duelo decisivo com o Rangers.

Iuri Medeiros, aos 39 minutos, assinou o único golo da noite em Vizela, na sequência de uma bela jogada coletiva e após assistência sublime de Ricardo Horta.

Antes do final da primeira parte, Vitinha recebeu ordem de expulsão depois de ter acertado em cheio em Ivanildo Fernandes, aquando tentava um pontapé de bicicleta.

Na segunda parte, o Vizela tentou explorar a vantagem numérica e até conseguiu bater Matheus Magalhães por uma vez, mas Cassiano estava em fora de jogo e o lance foi prontamente anulado.

Com este triunfo, o Sp. Braga continua a aproveitar o mau momento do Gil Vicente, que não ganha há três jogos consecutivos, e consolida o quarto lugar com um total de 55 pontos, menos nove do que o Benfica, o terceiro classificado.

Os minhotos têm, na próxima quinta-feira, uma importante deslocação a Glasgow, onde vão ao reduto do Rangers tentar defender a vantagem da primeira mão (1-0) e assegurar a passagem às meias-finais da Liga Europa.

Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa, após vitória por 1-0 frente ao Vizela:

«Foi um jogo em que os meus jogadores foram bravos como equipa, num contexto difícil. Dois momentos no jogo: até à expulsão e depois da expulsão. Estávamos melhor, estávamos a ganhar, até podíamos ter marcado mais golos. Um jogo diferente após a expulsão. Aguentamos os primeiros 15 minutos só com o Ricardo [Horta] na frente e, a partir daí, meter o Abel [Ruiz] para tentar o segundo golo. É justo dizer que, na mesma proporção que os meus jogadores foram bravos, tivemos também a sorte do jogo, principalmente na segunda parte.

[entradas de Fabiano e Tormena] Queria ganhar consistência com o Fabiano porque é um jogador fortíssimo e competente a defender. A equipa tinha de estar coesa. O David Carmo levou uma joelhada e substituí por precaução. Ao intervalo passamos a jogar com uma linha de quatro na defesa, mas quando o Vizela meteu dois pontas de lança, voltamos à linha de cinco. Eu levei o cartão amarelo porque estava a chamar pelo Moura e o árbitro achou que estava a falar para ele.

[quarto lugar está fechado?] Não está fechado. Fizemos o 19.º jogo sem sofrer golos. O ano passado fizemos 15, por isso há aqui uma melhoria significativa. Com venda de jogadores e com estas transformações todas, há uma aposta clara nos miúdos. Tivemos de refazer isto tudo e temos menos três pontos do que o ano passado e queremos melhor o que fizemos. Na Liga Europa melhoramos significativamente, por isso é um registo melhor.

[jogo da próxima quinta em Glasgow] Vai ter características diferentes deste jogo e vamos ter mais um dia de recuperação, o que faz toda a diferença. Vamos apresentar-nos bem. Na quinta, sabendo que é um jogo complicadíssimo, com muito respeito, mas vamos lá para ganhar».

Álvaro Pacheco, treinador do Vizela, na sala de imprensa, após derrota por 1-0 frente ao Sp. Braga:

«O Vizela merecia outro resultado, mas defrontámos uma excelente equipa que está num ótimo momento. Entrámos bem, queríamos ser agressivos com e sem bola, para não permitir ao Sp. Braga fazer as suas ligações. Mesmo com o Sp. Braga a ter mais bola, fomos controlando o jogo, mas sem oportunidades. Queríamos arrastar assim o jogo para a segunda parte.

A ideia era na segunda parte criar superioridade e foi isso que aconteceu. A expulsão ajudou e na segunda parte estivemos melhor. Nós fomos capazes de criar espaços, atrair e criámos imensas oportunidades, mas faltou o golo. Se marcássemos um, não duvido que íamos conseguir a remontada e ganhar.

[foi só a falta de eficácia que faltou?] Faltou sermos mais criteriosos e mais assertivos nas oportunidades de golo. O Vizela sair daqui com uma derrota é extremamente injusto, mas perdemos contra uma grande equipa. Já agora quero desejar a maior sorte do mundo ao Sp. Braga para quinta-feira e não tenho dúvidas que vão estar na meia final. É um orgulho para nós portugueses.

[estreia de Guo] Foi um jogador que nos chamou à atenção pelas suas características e por aquilo que é capaz de fazer no jogo. É um jogador que se relaciona bem entre linhas e ligar o jogo. Por isso é que era um dos melhores marcadores na China. O jogo aéreo é o ponto mais forte dele. É um jogador que entra naquilo que é o espírito do que é ser Vizela. A integração está a ser fantástica e até já consegue falar um pouco de português e isso vai ajudar na integração. Ele vai ser feliz e nós também vamos ser felizes com ele».

Ficha de Jogo

Estádio do FC Vizela.

Vizela – SC Braga, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcador:

0-1, Iuri Medeiros, 39 minutos.

Equipas:

– Vizela: Pedro Silva, Igor Julião, Anderson, Ivanildo Fernandes (Sarmiento, 83), Richard Ofori, Rashid, Alvarado (Raphael Guzzo, 52), Samu, Zohi (Guo Tianyu, 68), Kiko Bondoso e Cassiano.

(Suplentes: Ivo, Raphael Guzzo, Aidara, Sarmiento, João Ricardo, Maviram, Ventura, Guo Tianyu e Etim).

Treinador: Álvaro Pacheco.

– SC Braga: Matheus, Yan Couto (Fabiano, 46), Paulo Oliveira, David Carmo (Tormena, 53), Diogo Leite, André Horta (Gorby, 74), Castro (Lucas Mineiro, 74), Iuri Medeiros (Abel Ruiz, 62), Moura, Ricardo Horta e Vítor Oliveira.

(Suplentes: Tiago Sá, Fabiano, Bruno Rodrigues, Tormena, Lucas Mineiro, Gorby, Berna, Falé e Abel Ruiz).

Treinador: Carlos Carvalhal.

Árbitro: António Nobre (Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para David Carmo (07), André Horta (13), Alvarado (50), Ivanildo Fernandes (67). Anderson (75), para o treinador do Vizela, Álvaro Pacheco (79), Lucas Mineiro (90+1), para o treinador do Sporting de Braga, Carlos Carvalhal (90+3). Cartão vermelho direto para Vítor Oliveira (44).

Assistência: 3.810 espetadores.