Bombeiros de Famalicão foram à Ucrânia resgatar paraplégico

Os bombeiros voluntários Jorge Carvalho e Manuel Fernandes, da corporação dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, percorreram mais de 6.000 quilómetros.

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Famalicão foi acionada para uma inaudita missão de resgate de um cidadão ucraniano, paraplégico, que chega a Vila Nova de Famalicão esta sexta-feira, ao quartel da corporação.

A missão – que o corpo de bombeiros diz ser única em toda a Europa, – “pela complexidade do transporte do doente, pela longa distância a percorrer e, pela necessária coragem de entrar em território ucraniano”, exigiu várias semanas de preparação logística, revela uma nota da corporação. 

A operação com início na madrugada da última segunda-feira e foi levada a cabo pelos voluntários Jorge Carvalho e Manuel Fernandes que, “juntamente com a irmã do paciente, que reside em Famalicão há mais de vinte anos”, percorreram numa ambulância mais de 6.000 quilómetros, para resgatar este homem que estava entregue aos cuidados de alguns vizinhos.