A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima registou 84 homicídios no ano passado, 33 em contexto de violência doméstica. Em 18 dos casos as vítimas eram mulheres.

No ano passado houve 84 homicídios em Portugal e, desses, quase 40% foram em contexto de violência doméstica. Estes dados recolhidos pelo Observatório de Crimes de Homicídio da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2021, em notícias de jornais, incluem os homicídios ocorridos em contexto de violência doméstica, as situações mais amplas em que agressores e vítimas coabitavam, e três infanticídios.

Dos 33 homicídios, 18 tiveram como vítimas pessoas do sexo feminino: 12 em que o crime foi praticado por uma pessoa com quem a vítima mantinha ou tinha mantido uma relação e seis praticados por pessoa da família próxima ou alargada. Quanto às vítimas homens, há registo de 14 pessoas do sexo masculino assassinadas: três por alguém com quem mantinham ou tinham mantido uma relação de intimidade e 11 por pessoas da família próxima ou alargada.

O relatório mostra que mais de um terço dos homicídios foram praticados em Lisboa, 11 no Porto, nove em Setúbal e os restantes noutros distritos do país. A maioria dos autores dos crimes é do sexo masculino.