Iniciativas decorrem ao longo da tarde de sábado, no âmbito do projeto “Palácio da Imaginação”.

Brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. O brincar traz vantagens como diversão, educação, aumento da concentração, criatividade e convivência. Por isso é que o Dia Mundial do Brincar é assinalado, a 28 de maio, em mais de 40 países.

Em Guimarães, este dia vai ser assinalado com a atividade “Habitar o Brincar”, dinamizada pela Fraterna e ProChild CoLAB e conta como parceiros a Câmara Municipal de Guimarães e a Associação de Moradores do Bairro da Emboladoura, e com o apoio da Vaz da Costa e da ARCOL.

As oficinas e ateliers decorrerão no Bairro da Emboladoura, em Gondar, através do projeto “Palácio da Imaginação”.

Programa Habitar o Brincar

14:00-18:30 Espaço ‘Brincar com a cidade e o campo’ (0+)

14:30-16:00 Oficina da Natureza (0+)

14:30-16:00 Oficina de Brinquedos Mecânicos (6+)

16:15-16:30 Lanche das crianças

16:30-17:30 Ateliê de Conto e Linha (6+)

17:30-18:00 Lanche comunidade e Visita à exposição ‘Território de Aprendizagem’

Oficina ‘Brincar com a cidade e o campo’. “CemTelhas: “Cem” – inspiração nas cem linguagens da criança. “Telhas” – brincar lá fora. No Cemtelhas iremos criar vivências na e com a natureza para as crianças e famílias. Brincadeiras, ateliers, aventuras e muitas aprendizagens ao ar livre. Diana Neto, Maria Martins, Branca Ribeiro e Patrícia Silva

Oficina de brinquedos mecânicos. Esta oficina de construção de brinquedos, dinamizada pelo ProChild CoLAB, pretende contribuir para o desenvolvimento de competências do saber fazer, saber pensar, saber construir e imaginar. Esta oficina promove a concentração, autonomia e criatividade. Pretende sensibilizar, também, as crianças para pensar aos materiais e objetos e dar-lhes um novo uso e pensar novos projetos. Inês Guedes e Oliveira (UA/ ProChild CoLAB).

Ateliê de Conto e Linha. Neste Ateliê abordarei o tema da família com as gravatas do meu pai, o meu avô consegue voar, uma mão cheia de imaginação com uma filha e a velhice de uma cidade menina. Será uma viagem nas palavras através das diferentes gerações e com histórias sem idade! Dos contos nascerá a linha, o desenho e o improviso, que fará dançar as personagens. Ilustrarei ao vivo e recriarei as narrativas, porque a ilustração também conta histórias. Esperarei por vós, leitores sonhadores, até se tornarem eternas crianças. Viajaremos juntos! Pedro Seromenho (Paleta de Letras)