Os alunos que vão ingressar no 8.º ano até ao 12.º podem fazer as matrículas a partir de sexta-feira. À exceção do 10.º e 12.º, em que as famílias têm de realizar as inscrições no portal devido à escolha do curso ou de opções, nos restantes anos, as renovações são feitas automaticamente pelas escolas.

As aulas acabam esta quarta-feira para os alunos a partir do 5.º ano que não vão fazer exames, 9.º, 11.º e 12.º terminaram dia 7, recorde-se, e a primeira fase de provas também arranca esta sexta-feira.

O processo de matrículas é todo online. O prazo de inscrições do 8.º ao 12.º ano vai decorrer entre sexta-feira e 1 de julho. No caso do 8.º, 9.º e 11.º anos, as renovações são automáticas, feitas pelas escolas, basta às famílias validarem a informação (no espaço de cada aluno nos respetivos portais dos estabelecimentos) ou alterarem algum dado como morada ou contactos. Nestes anos de escolaridade, as inscrições só têm de ser feitas no Portal das Matrículas em caso de transferência de escola ou de curso.

Para os alunos que vão ingressar no 10.º ou 12.º é necessário a matrícula ser feita no Portal já que precisam de escolher o curso que vão frequentar no Secundário e as opções que querem fazer (no 12.º).

E os outros anos?

As matrículas para os alunos que vão ingressar no 2.º ano até ao 7.º vão decorrer entre 9 e 19 de julho. As regras são as mesmas: as renovações são automáticas e as mudanças de ciclo (5.º e 7.º anos) no Portal das Matrículas.

Nas renovações as famílias só têm de ir ao Portal no caso de pretenderem mudar os alunos de estabelecimento, se quiserem mudar o encarregado de educação ou mudarem de curso, percurso formativo ou de disciplinas.

Quando saem as listas?

As listas dos alunos admitidos no Pré-Escolar e no 1.º ano, cujas matrículas decorreram entre 19 de abril e 16 de maio, são afixadas em cada estabelecimento a 1 de julho. As listas dos restantes anos são divulgadas a 1 de agosto.