O evento realizar-se-á no sábado, 2 de julho, na Praça de S. Tiago e no Largo do Toural, e é organizado pela Associação Vimaranense de Hotelaria com o apoio da Câmara Municipal.

Ao início da tarde desta quarta-feira, 29 de junho, teve lugar, na arcada dos antigos Paços do Concelho, a Conferência de Imprensa de apresentação da edição de 2022 do Sunset Praça, um evento que começou em 2013 e que sofreu uma interrupção de dois anos, desde 2019, devido às restrições impostas pela crise sanitária da Covid-19.

Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, começou por referir que a ideia de realizar um evento que animasse o Centro Histórico de Guimarães foi de três amigos (Pedro Oliveira, Tó Lobo e Nelson Marinho), que viram o seu desejo dar frutos em 2013 com a realização da 1ª edição. “Em 2019, o Sunset Praça, tradicionalmente realizado na Praça de S. Tiago, foi expandido para o Largo da Oliveira. Depois do sucesso desse ano, quisemos fazer da desta edição um evento que pudesse ser ainda mais abrangente em termos de espaço de apresentação e de públicos”, disse Paulo Lopes Silva.

Este ano, o Sunset Praça terá, como explicou Pedro Oliveira, da direção artística, dois palcos. Das 17h00 às 19h00, na Praça de S. Tiago, vai ter lugar uma Jam Session Aberta, em que qualquer músico poderá participar. Entre as 19h00 e as 20h00, o evento suspender-se-á temporariamente para permitir às pessoas desfrutarem do jantar, se possível no Centro Histórico, como é desejo de José Diogo Silva, presidente da AVH. A partir das 20h00, o Largo do Toural será palco para música dos anos 80 e 90, Pop, R’n’B, música brasileira, música do mundo, entre outros. Paulo Lopes Silva revelou que haverá uma proposta de dress code (roupa branca). Segundo o vereador, este novo modelo pretende ser uma festa de grande público, eclética e abrangente, valorizando Guimarães como palco de eventos. “Pensamos ser esta uma resposta mais adequada para trazer dinâmica à cidade, tendo em conta o seu calendário cultural, contribuindo para a manutenção de uma oferta intensa”, frisou. Questionado sobre se este modelo pretendia substituir a “Noite Branca”, o vereador da Cultura disse que esse evento já tinha sido retirado do contrato-programa com a cooperativa A Oficina, pelo que deixaria de se realizar de qualquer forma.

No Largo do Toural, a partir das 20h00 e até às 2h00, será cortado o trânsito automóvel, fazendo com que todo o espaço possa ser pedonável.