Festas Gualterianas 2022 apresentadas na Fonte Santa de S. Gualter

A Conferência de Imprensa contou com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara, e Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura.

No final da manhã desta terça-feira, 12 de julho, na Fonte Santa de S. Gualter, em Urgezes, teve lugar a Conferência de Imprensa de apresentação do programa das Festas Gualterianas deste ano, um evento que contou com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara, Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, José Pontes, Presidente da Associação Artística da Marcha Gualteriana, Catarina Pereira, diretora da Casa da Memória, e Pedro Herculano, da Irmandade de São Gualter.

Domingos Bragança, Presidente da Câmara, disse serem as Festas Gualterianas a manifestação cultural mais apreciada pelos Vimaranenses. “Todos queremos que, cada vez mais, as festas sejam bem-sucedidas, pois elas são o orgulho dos Vimaranenses e a alegria de quem nos visita”, frisou. O Edil quis destacar como ponto alto do programa das Gualterianas, que se estendem desde a Alameda Alfredo Pimenta até à Igreja de São Gualter, a Marcha Gualteriana, elogiando o “trabalho excecional” desempenhado pelos obreiros.

O Presidente da Câmara deixou um pedido às instituições que terão um carro alusivo no cortejo: “os carros evocativos das instituições ou de determinadas iniciativas devem ser complementados com números vivos promovidos pelas mesmas, para que esses números possam ser evocativos e vivos. Precisamos de participação que traga criatividade e contemporaneidade à Marcha, aumentando a contemplação da obra artística dos nossos obreiros. Todos têm que dizer ´sim´ a esta chamada”.

Outras das componentes importantes no programa que Domingos Bragança fez questão de salientar, trata-se da presença da Gastronomia, o que acontecerá na Feira de Artesanato, pois esta “permite que as pessoas passem mais tempo no local do evento, engrandecendo a participação na festa”. O Presidente terminou a sua intervenção dizendo que a Majestosa Procissão de São Gualter terá quer ser o ponto alto da componente religiosa e que quer que as Festas Gualterianas sejam as “festas do povo, de todo o povo de Guimarães, de todas as gerações”.

Anteriormente, Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, justificou a escolha do local da Conferência de Imprensa dizendo querer reforçar a ligação com o santo padroeiro, aprofundando o cariz religioso, cultural e patrimonial. O vereador destacou o caráter multifacetado e o trabalho em rede que permitiu apresentar um vasto programa, que se iniciará em 28 de julho para terminar em 8 de agosto.

Do vasto programa, Paulo Lopes Silva referiu apenas alguns dos momentos que, pela sua originalidade ou pertinência, ilustram a diversidade procurada. Em 28 de julho, é inaugurada uma exposição de fotografia intitulada “A Reconstrução – 75 anos sobre a extraordinária história das Gualterianas de 1947”, organizada pela Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património. A 29 de julho, abre, no Jardim da Alameda de São Dâmaso, a Feira de Artesanato, que vai para a XXIV edição. A 30 de julho, o Grupo Folclórico Recreativo de Tabuadelo organiza o seu Festival de Folclore, no Largo do Toural, comemorando os seus 25 anos. Destaque ainda para a animação de rua, os grupos de bombos, o desfile de Charretes antigas, o despique de bandas, entre outros números.

José Pontes, da Marcha Gualteriana, revelou alguns dos carros que vão participar no cortejo de 8 de agosto, pelas ruas da cidade: Carro de Santa Estefânia (carro da cidade), Carro da Criança, Carro da Ucrânia, Carro Gago Coutinho e Sacadura Cabral, Carro da Universidade do Minho, Carro do Ambiente, Carro do Património Minhoto, Carro do Vitória Sport Clube e Carro das Balonas.

PROGRAMA

28 JULHO – 24 AGOSTO

Largo de São Francisco

A RECONSTRUÇÃO – 75 anos sobre a extraordinária história das Gualterianas de 1947

Exposição de Fotografia (inauguração 28 julho, 21h30)

Org. Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património

29 JULH0 – 8 AGOSTO

Jardim da Alameda de São Dâmaso

XXIV Feira de Artesanato de Guimarães

ver detalhe ➞

SEXTA 29 JULHO

18H00 e 21H00

Ruas da Cidade

Bomboémia

SÁBADO 30 JULHO

18H00 e 21H00

Ruas da Cidade

Animadixie

21H30

Largo do Toural

XXII Festival de Folclore do Grupo Folclórico Recreativo de Tabuadelo

SEXTA 5 AGOSTO

17H00 e 21H00

Ruas da Cidade

Curinga

18H30

Ruas da Cidade

Desfile e Concentração de Grupos de Bombos

Grupos de Bombos Amigos da Borga, Estrelas do Norte, Mestre Zé, Nossa Senhora da Hora,

Os Completos e Teixeira e Lopes

21H30

Coreto do Jardim da Alameda

Cantares ao Desafio

Org. Rádio Fundação

21H30

Largo de Donães

Noite de Fado

FaDouro

22H00

Largo do Toural

Festival de Folclore

22H00

Praça da Plataforma das Artes

Expensive Soul

ver detalhe ➞

SÁBADO 6 AGOSTO

09H30

Campo de S. Mamede

Feira de Gado e Concurso Pecuário

Org. Cooperativa Agrícola Concelhia de Guimarães, CRL

17H00 e 21H00

Ruas da Cidade

Zabadum

21H30

Largo do Toural

Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina

21H30

Largo de Donães

Noite de Fado

Mário Lundum – Imaterial

22H00

Praça da Plataforma das Artes

Camané – Horas Vazias

ver detalhe ➞

00H30

Largo Condessa da Mumadona

Sessão de Fogo de artifício

DOMINGO 7 AGOSTO

09H00

Ruas da Cidade

Desfile e Concentração de Grupo de Bombos

Grupos de Bombos Amigos da Borga, Estrelas do Norte, Mestre Zé, Nossa Senhora da Hora, Os Completos e Teixeira e Lopes

10H30

Ruas da Cidade

Desfile de Charretes Antigas

12H30

Igreja de São Francisco

Festividades Litúrgicas em honra de São Gualter

Org. Irmandade de São Gualter / Venerável Ordem Terceira de São Francisco

17H00 e 21H00

Ruas da Cidade

Ruído à Portuguesa

18H00*

Ruas da Cidade

Majestosa Procissão de São Gualter

*Inicia no Largo da Fonte Santa, em Urgezes, pelas 17h30

Saída da Igreja de São Francisco pelas Ruas da Cidade

Org. Irmandade de São Gualter / Venerável Ordem Terceira de São Francisco

Participação da Banda das Caldas das Taipas

21H30

Largo do Toural

Despique de Bandas

Banda das Caldas das Taipas

Banda de Pevidém

21H30

Largo de Donães

Noite de Fado

Serenata de Fado de Coimbra

SEGUNDA 8 AGOSTO

22H00

Ruas da Cidade

Marcha Gualteriana

Org. Associação Artística da Marcha Gualteriana

A Marcha Gualteriana encerra, como é tradição, as Festas da Cidade e Gualterianas. À semelhança dos últimos anos, será colocada uma bancada no Largo da Mumadona. Quem quiser desfrutar da Marcha Gualteriana com maior conforto poderá adquirir um ingresso, no valor de 7,50 euros, nas bilheteiras do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, da Casa da Memória e da Loja Oficina, bem como na Feira de Artesanato de Guimarães.