Corpo mantém-se em bom estado de conservação 100 anos após a morte da criança.

Uma menina de dois anos, morta há mais de 100 anos, está a ser intitulada como a pessoa mumificada mais bonita do mundo.

O corpo de Rosalia Lombardo está exposto na Sicília, em Itália, e todos os anos centenas de pessoas fazem questão de visitar o caixão de vidro onde a menina se encontra preservada.

O seu sucesso já deu azo a muitas teorias, entre elas a de que a menina já piscou os olhos a alguns turistas. Mas o fenómeno tem explicação:

“[Os seus olhos] não estão completamente fechados, e de facto nunca estiveram”, esclarece o  curador das Catacumbas dos Capuchinhos, sendo que se dá, por isso, “uma ilusão de ótica produzida pela luz que filtra através das janelas laterais”.

A história oficial da morte da menina é desconhecida, mas a lenda urbana diz que a criança foi mumificada depois de o seu pai ter tido dificuldades em lidar com a morte da filha. Acredita-se que a criança seja filha de Mario Lombardo, um general do exército italiano.

O mistério em torno da menina está relacionado com o facto como, tantos anos depois, o seu corpo se mantém praticamente intacto.