Governo vai alargar gratuitidade das creches ao sector privado, revela ministra

O Governo vai alargar ao sector privado a gratuitidade das creches para as crianças nascidas a partir de setembro de 2021, segundo revelou esta quarta-feira a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, no Parlamento – para a responsável da tutela, o Governo vai “estabelecer acordos com instituições do sector privado para que, a partir de janeiro, as crianças que não tenham vaga nas creches no sector social possam ter um lugar na rede privada”.

Não há dados sobre quantas crianças não conseguiram ser colocadas num infantário da rede solidária, revelou a ministra, que indicou que o Governo “criou um espaço de email próprio para que as pessoas possam informar a Segurança Social quando não têm vagas”. A previsão do Executivo é que, este ano, sejam cerca de 46 mil as crianças que podem beneficiar desta medida, apesar de ainda não haver um balanço das crianças abrangidas pela gratuitidade das creches que arrancou este mês.

Ana Mendes Godinho recordou que a rede mais forte é a do sector social, que tem 78 mil vagas disponíveis, tendo o sector privado 17 mil lugares. A ministra revelou ainda que o Governo vai lançar “um novo aviso, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para criar mais cinco mil lugares em creches, através de construção ou reconversão de espaços existentes, sobretudo em zonas com menor taxa de cobertura”, depois de já terem sido criados 7.200 vagas.