Declarações do selecionador português, na antevisão ao encontro com a Espanha, marcado para esta terça-feira (19h45)

Antevisão à partida: “Antes, Portugal tinha de ganhar os dois jogos. Só se falava em ganhar, ganhar e ganhar. O que quero é que os jogadores se foquem, diante de um adversário com mais ou menos qualidade… Espanha tem o seu padrão, não vai mudar em nada. Quando nos focamos menos em nós próprios, sem egocentrismo, com agressividade, o que fazer com e sem bola, se fizermos isso, vamos estar sempre mais perto da vitória. Vamos jogar como sempre, não posso falar com os jogadores e dizer que temos dois resultados possíveis.”

Mais pressão: “Significa motivação. Pressão? Não podemos ter mais. Esta Seleção joga sempre para ganhar. Sabemos viver bem com a pressão, porque temos tido resultados.”

Europa atrás de Brasil e Argentina para o Catar? “Não vou falar do Campeonato do Mundo. Estou aqui a falar da Espanha, depois terei todo o prazer de falar sobre o Mundial.”

Espanha: “Espero uma Espanha igual ao que sempre foi. Uma grande equipa, com maturidade. A Espanha joga sempre para ganhar, mas os jogadores querem mostrar a sua capacidade. Se a isso chamamos ferida… espero que continuem feridos. Temos de recuar para 2008, é sempre igual. Há sempre algumas variantes, mas o padrão é o mesmo. No que toca a filosofia, a Espanha é sempre igual. Nunca vi a Espanha a jogar de forma diferente. Portugal tem de jogar sempre para ganhar. A Chéquia jogava com três centrais, a Espanha joga com um 4-3-3. Temos de entender isso, é o normal, todos os selecionadores fazem isso. Se estivermos focados, estamos mais perto da vitória.”