Cartaz de luxo e recorde de produtores elevam a fasquia da Feira do Alvarinho de Monção

Xutos & Pontapés, Tony Carreira e Quim Barreiros encabeçam o programa de animação da “Maior Wine Party de Portugal”. Evento regressa ao Parque das Caldas em julho com uma roda gigante como novidade.

A Feira do Alvarinho de Monção está de volta entre os dias 2 e 5 de julho para aquela que promete ser uma edição histórica. O certame vai contar com a participação de 39 produtores deste icónico néctar, registando “o maior número de sempre” de inscrições, revelou esta terça-feira a autarquia monçanense.

O evento de entrada gratuita, que no ano passado atraiu cerca de 120 mil visitantes, regressa ao cenário idílico do Parque das Caldas, na zona ribeirinha da vila. Segundo a Câmara Municipal, o grande objetivo passa por continuar a valorizar o vinho Alvarinho como um motor económico e estratégico para a competitividade de toda a região, num ambiente que cruza a promoção empresarial com a forte animação popular.

Gastronomia de topo, marisco galego e o regresso do chef Vítor Sobral

Para além da forte representação vinícola, o recinto vai acolher 20 tasquinhas dedicadas aos produtos locais e à doçaria tradicional, às quais se juntam quatro restaurantes focados nos pratos mais emblemáticos do concelho, onde pontifica o célebre Cordeiro à Moda de Monção (localmente conhecido como “Foda à Monção”).

A edição de 2026 volta a trazer a Monção o reputado chef Vítor Sobral, que será responsável por confecionar o Bacalhau à Monção, uma especialidade da sua autoria que alia a tradição à inovação gastronómica. O intercâmbio cultural e os sabores do país vizinho também estarão assegurados através da presença do restaurante galego Vigomar, que viaja de Espanha para brindar os visitantes com o melhor marisco da Galiza.

Uma roda gigante e quatro dias de concertos imperdíveis

A grande novidade na infraestrutura deste ano será a instalação de uma roda gigante no recinto. A atração promete fazer as delícias de miúdos e graúdos, oferecendo uma perspetiva panorâmica e inédita sobre toda a feira, as históricas muralhas da vila e o leito do rio Minho.

No plano musical, o cartaz reúne alguns dos maiores nomes do panorama artístico nacional, distribuídos ao longo dos quatro dias de festa:

  • 02 de julho (quinta-feira): Concerto de abertura com os lendários Xutos & Pontapés;
  • 03 de julho (sexta-feira): Noite dedicada à Sinfonia Eletrónica;
  • 04 de julho (sábado): Atuação da banda Vizinhos;
  • 05 de julho (domingo): Encerramento em festa com os reis da música popular, Quim Barreiros e Tony Carreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here