Escola de Engenharia da UMinho celebra hoje 47 anos

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) comemora o seu 47º aniversário hoje, quinta-feira, dia 6, pelas 17h00, no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães.

O programa conta com intervenções do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do presidente da EEUM, Pedro Arezes, a par da palestra “De quem falamos quando falamos de sustentabilidade”, pelo professor catedrático João Pedro Matos Fernandes.

O orador foi ministro do Ambiente no XXI Governo Constitucional e, posteriormente, ministro do Ambiente e da Transição Energética. Prevê-se ainda a entrega de diplomas e prémios a colaboradores e entidades que se destacaram na sua atividade e colaboração com a EEUM no último ano, bem como a atuação das tunas de Engenharia da UMinho.

A EEUM foi fundada em 1975. É a maior Escola da UMinho, com nove departamentos (Informática, Produção e Sistemas, Eletrónica Industrial, Sistemas de Informação, Engenharia Biológica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros e Engenharia Têxtil) e nove centros de investigação (2C2T, Algoritmi, CEB, CMEMS, CTAC, IPC, ISISE, HASLab, METRICs).

Conta com 353 docentes de carreira, 444 investigadores doutorados, e mais de 100 técnicos administrativos e de gestão. No último ano letivo integrou 6925 estudantes, distribuídos por 14 licenciaturas, 13 mestrados integrados, 35 mestrados e 20 doutoramentos. Recebe agora 824 novos alunos no âmbito da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, em Guimarães e Braga.