Parceria entre a Câmara Municipal, Bragahabit, Cáritas e uma empresa privadas viabiliza projecto para integrar cidadãos em situação de sem-abrigo.

O Município de Braga tem em fase de implementação a ‘Casa das Competências’, estrutura que visa a reintegração social e profissional de sem-abrigo através de um programa de empregabilidade e oferta de serviços de apoio psicológico e jurídico, entre outros.

A vereadora da Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, adiantou ontem, no primeiro dia do Fórum de Inovação Social de Braga, que prossegue hoje no Espaço Vita, que a ‘Casa das Competências’, resultado do plano de acção local elaborado no âmbito da rede URBACT ‘Global Goals for Cities’ de que Braga faz parte tem como parceiros a Bragahabit – Empresa Municipal de Habitação, a Cáritas de Braga e a empresa ‘Focus Group’.

Reduzir o número dos sem-abrigo na cidade é propósito da ‘Casa das Competências (‘House of Skills’), atendendo a que, no final do ano passado, estavam identificadas em Braga 115 pessoas sem casa e 15 sem tecto.

Na abertura da quarta edição do Fórum de Inovação Social de Braga, organizado pelo Município de Braga e pelo Human Power Hub, a vereadora Carla Sepúlveda apontou o objectivo de “posicionar a inovação social como um imperativo para a criação de soluções diferenciadores no combate aos problemas sociais mais complexos do nosso concelho”,

A responsável pela área da Inovação e Coesão Social da autarquia justificou a iniciativa com a visão estratégica do Município de “consolidar uma intervenção integrada para a cidade, assente no suporte ao crescimento de um ecossistema social transformador e mais coeso e eficiente para o desenvolvimento social”.

Segundo Carla Sepúlveda, o Fórum Social é também uma oportunidade para as organizações e os empreendedores sociais apresentarem projectos de inovação e empreendedorismo social. “Além de um excelente espaço de partilha de boas práticas e networking, esta iniciativa é, também, uma forma das organizações sociais mostrarem a diferença que fazem na sociedade e na comunidade onde estão inseridas”, acrescentou.

Do Fórum faz parte a Expo Social, uma área dirigida a produtos, serviços, respostas e projectos de empreendedorismo e inovação social.

O objectivo é impulsionar práticas de sustentabilidade nas organizações sociais, favorecer a colaboração e a interacção entre organizações, empresas e cidadãos e divulgar boas práticas de investimento e impacto social.