Encontro promovido pela Associação de Futebol de Braga, na Póvoa de Lanhoso, pretendeu ser um momento para pensar o futebol e conhecer os projectos do presente e do futuro da modalidade.

O Theatro Club, na Póvoa de Lanhoso, recebeu presidentes de câmara, vereadores e técnicos superiores representantes de 12 dos 14 concelhos do distrito de Braga – Frederico Castro, Presidente, e Ricardo Alves, Vereador do Desporto, da CM Póvoa de Lanhoso; Mário Constantino, Presidente da CM Barcelos, António Cardoso, Presidente da CM Vieira do Minho, Sameiro Araújo, Vereadora do Desporto e Vice-Presidente da CM Braga, Rui Losa, Vereador do Desporto da CM Esposende, Paula Nogueira, Vereadora do Desporto da CM Fafe, Nelson Felgueiras, Vereador do Desporto da CM Guimarães, Pedro Oliveira, Vereador do Desporto, e Rui Batista, Técnico Superior, da CM Famalicão, Rui Ferreira, Vereador do Desporto da CM Vizela, Patrício Araújo, Vereador do Desporto de Vila Verde, Francisco Freitas, Técnico Superior da CM Cabeceiras de Basto, e Adolfo Barros, Técnico Superior de Desporto de Amares.

Na sessão de abertura, Manuel Machado, Presidente da AF Braga, deu as boas-vindas enaltecendo “a honra para a AF Braga de contar com 12 dos 14 concelhos representados neste encontro anual. Estamos aqui para pensar o futebol até 2030, para além do meu mandato e do mandato do Dr Fernando Gomes, da FPF, numa clara demonstração de que acreditamos que o futebol tem que continuar a crescer, contribuindo para o aumento da prática desportiva em Portugal e, particularmente, no distrito, mas também para o desenvolvimento das comunidades e do território”. Frederico Castro, Presidente da CM Póvoa de Lanhoso, anfitrião do evento, não escondeu a satisfação e afirmou o compromisso do Município com o desporto, a sua prática e desenvolvimento. José Alberto Ferreira, Director da FPF, reiterou a importância dos municípios para o futebol no apoio aos clubes. “Acredito que sem os municípios, sem o seu apoio, muitos clubes já não existiriam. As Câmaras são absolutamente essenciais e precisamos de cada um de vós para levar a cabo os projectos que temos, para alcançar os objectivos a que nos propomos. A FPF tem feito um investimento contínuo. O projecto Crescer2024, por exemplo, representa um investimento de 18M€, valor superior ao orçamento do IPDJ”.

Margarida Direito, Directora de Comunicação e Marketing da AF Braga, começou por explicar que “hoje trazemos aqui o Plano Estratégico Futebol 2030 da FPF, adaptado à realidade do distrito de Braga. Vamos apresentar os pilares de actuação e medidas e acções previstas para alcançar os nossos grandes objectivos até 2030. Queremos ter 30.000 atletas federados e que 20% destes sejam femininas”.

Margarida Direito falou da importância do investimento contínuo na formação de novos árbitros com dois cursos anuais e reforçou o papel da iniciativa “Árbitro na Escola” que tem humanizado a figura do árbitro e promovido a arbitragem nas escolas do distrito. Apresentou ainda o Futebol para a Saúde com as iniciativas Semana da Saúde e Joga com a Mente.
“O Futuro é Comunicar” e a AF Braga reconhece que precisa comunicar mais e melhor segmentando os seus públicos-alvo. O novo website, a funcionalidade “Golo ao Minuto”, o streaming das competições, o eFootball e a campanha Apoia o Clube da Tua Terra estiveram em destaque.
A Responsabilidade Social da AF Braga é cada vez mais um pilar da sua actuação. Margarida Direito, responsável por esta área, apresentou o Fair Football, o Futebol Social e o Futebol Sustentável.