O Sporting de Braga empatou hoje 3-3 em casa dos belgas do Union Saint-Gilloise, em jogo do grupo D da Liga Europa de futebol, complicando as contas do apuramento direto para os oitavos de final.

No Estádio Den Dreef saltou em evidência Vitinha que rubricou um hattrick (15′, 36′ e 41′), assinalando um golo de cabeça, outro de pé direito e outro de pé esquerdo. 

Golos para todos os golos numa primeira parte em que os arsenalistas espalharam o caos junto à baliza do conjunto anfitrião. O único borrão na etapa inicial acabou por resultar no remate certeiro do Saint-Gilloise, à passagem dos 20 minutos, concretizado por Boniface.

Porém, ao abrir a etapa complementar, nova contrariedade para os pupilos de Artur Jorge, na sequência do tento rubricado por Vanzeir. Às vezes, uma tragédia não vem só e, logo depois, aos 62 minutos, Boniface chega ao bis, após um cabeceamento mortífero sem hipótese para Matheus. O empate parecia não chegar e, por diversas vezes, o Saint-Gilloise esteve perto da remontada épica. Não sucedeu, todavia o resultado mantém os belgas no trono da liderança do Grupo D, com 10 pontos, mais três que o Sporting de Braga. Union Berlim, com três pontos, e Malmo, ainda sem qualquer ponto, defrontam-se na capital alemã no decorrer desta noite.

Com este empate, a formação de Braga mantém-se no segundo posto do grupo, agora com sete pontos, menos três do que a equipa belga, que lidera, estando os alemães do Union Berlim no terceiro lugar, com três pontos, e os suecos do Malmo no último, ainda sem pontuar, equipas que se defrontam ainda hoje.

O treinador do Sp. Braga, Artur Jorge, em declarações à SportTV após o empate diante do St. Gilloise (3-3), em jogo da quarta jornada do grupo D da Liga Europa:

«É um resultado que não nos agrada, mas fizemos um bom jogo. Os jogadores foram muito bravos na luta, do primeiro ao último minuto.

A primeira parte foi claramente dominada por nós, controlámos o adversário e fomos mais fortes e eficazes, daí o 3-1 ao intervalo.

Um erro infantil logo aos dois minutos da segunda parte deu um novo alento ao adversário e condicionou-nos, pois a vantagem diminuiu e logo a seguir sofremos o terceiro. A este nível não podemos ter estes erros, sofrer estes golos em poucos minutos. Como equipa com aspirações na prova, não podemos ter este desempenho que condiciona o resultado.

Temos ainda dois jogos, está tudo em aberto. Este era um jogo importante, não decisivo [para a qualificação para os ‘oitavos’]. No final, faremos as contas. A ver se este ponto nos ajuda ou não ao nosso objetivo.

Hoje, houve mais Braga do que na semana passada na Pedreira [derrota por 1-2], fomos mais dominadores, com uma atitude mais coerente com a ideia que queremos de equipa. Tivemos mais qualidade e eficácia. E, mesmo até ao fim, estivemos à procura da vitória, na tentativa de conseguirmos mais um golo. Tentar também um momento feliz para nós, mas não conseguimos.»

Vitinha, Tormena e Sequeira, jogadores do Sp. Braga, em declarações à SportTV após o empate diante do St. Gilloise (3-3), em jogo da quarta jornada do grupo D da Liga Europa:

 «Ainda tivemos uma boa reação [ao 3-3], mas infelizmente não conseguimos chegar à vitória.

Trabalhámos para vencer. A partir do momento em que não o conseguimos fazer, é triste, é difícil, mas vamos reagir e logo, logo vamos voltar às vitórias.

Houve ali 15 minutos no início da segunda parte em que baixámos um bocadinho, depois tivemos a reação, mas infelizmente não chegou.»

Ficha de Jogo

Estádio Ben Dreef, em Heverlee.

Ao intervalo: 1-3.

Marcadores:

0-1, Vitinha, 15 minutos.

1-1, Boniface, 20

1-2, Vitinha, 36.

1-3, Vitinha, 41.

2-3, Vanzeir, 49.

3-3, Boniface, 62.

Equipas:

– Union Saint-Gilloise: Morris, Nieuwkoop (Sykes, 90+4), Burgess (Lapoussin, 46), Kandouss, Van der Heyden, Lynen, Amani (Puertas, 64), Adingra, Boniface (El Azzouzi, 90+4), Vanzeir (Nilsson, 81) e Teuma.

(Suplentes: Imbrechts, Pirard, José Rodríguez, El Azzouzi, François, Puertas, Sykes, Nilsson e Lapoussin).

Treinador: Karel Geraerts.

– Sporting de Braga: Matheus, Fabiano (Victor Gomez, 46), Tormena, Niakaté (Paulo Oliveira, 76), Sequeira, Al-Musrati, André Horta (Racic, 68), Ricardo Horta, Rodrigo Gomes (Iúri Medeiros, 68), Abel Ruiz (Banza, 90+1) e Vitinha.

(Suplentes: Tiago Sá, Victor Gómez, Bruno Rodrigues, Dinis Pinto, Paulo Oliveira, Castro, Diego Lainez, Racic, Gorby, Álvaro Djaló, Iuri Medeiros e Simon Banza).

Treinador: Artur Jorge.

Árbitro: Aliyar Aghayev (Azerbaijão).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Fabiano (25), Amani (45), Niakate (71) e Lynen (86).