Treinador do V. Guimarães pediu «humildade» aos jogadores antes da receção ao Famalicão

O treinador do Vitória de Guimarães, Moreno, afirmou hoje que os seus jogadores devem ter “humildade” diante de um Famalicão de “qualidade individual e coletiva”, no jogo que encerra a 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os vimaranenses subiram da 11.ª para a sexta posição após três vitórias e de dois empates nas últimas cinco rondas do campeonato e podem subir pelo menos mais uma até ao final da jornada em curso, face à derrota do quarto classificado, Sporting, em Arouca (1-0).

Contudo, o técnico frisou que a “classificação não é importante” à 11.ª ronda, tendo pedido aos seus jogadores para se “focarem no que controlam”.

“Esperamos um jogo difícil. O nosso adversário tem qualidade individual e coletiva, e vai criar-nos problemas. Não nos podemos iludir com a série de resultados que temos tido. Devemos encarar o jogo com a mesma humildade [dos anteriores]”, referiu, na antevisão ao desafio marcado para as 20:15 de segunda-feira, em Guimarães.

Moreno lembrou que o Famalicão, 14.ª da tabela, com 10 pontos, somou três vitórias em quatro jogos oficiais desde que o treinador João Pedro Sousa rendeu Rui Pedro Silva no cargo, em 22 de setembro, e enalteceu os “atletas interessantes” que o vizinho do vale do Ave reúne desde que regressou ao escalão maior, em 2019/20, subindo com frequência de “patamar”.

Embora “desconfiado” de “elogios fáceis” e aparentes fases positivas, até porque uma equipa de futebol é sempre “avaliada” pelo jogo mais recente, o ‘timoneiro’ vimaranense admitiu que a “união” do grupo de trabalho tem contribuído para a “paz” que o clube vive.

Apesar dos lamentos quanto a assobios de vitorianos em contextos de jogo desfavoráveis, nomeadamente após a receção da quarta jornada ao Casa Pia (derrota por 1-0), Moreno reconheceu que os adeptos foram “importantes” no empate caseiro com o líder Benfica (0-0) e na vitória em Paços de Ferreira (1-0) e pediu-lhes para apoiarem uma equipa que mostra “alma”, mas também “qualidade”.