Braga promove potencialidades turísticas e cativa mercado espanhol

Braga marcou presença com espaço próprio em mais uma edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 9 e 13 de Novembro, em Ourense (Espanha). Durante os 5 dias deste relevante evento galego, Braga afirmou-se enquanto destino patrimonial, cultural e gastronómico, naquela que é considerada a maior Feira Internacional de Turismo Gastronómico da Península Ibérica, divulgando os produtos e serviços dos operadores turísticos que actuam no nosso território.

Sendo um evento de cariz gastronómico, foi dado destaque à doçaria tradicional, com degustações do Pudim Abade de Priscos ou Fidalguinhos, acompanhados com vinho verde e ‘vinho de missa’.

Aproveitando o Ano Xacobeo alargado a 2022, esta edição do Xantar contou com uma área especial destinada a promover a gastronomia e o turismo nos Caminhos de Santiago de Compostela. Nesse sentido, Braga esteve também presente no espaço da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, promovendo o território enquanto Cidade de peregrinações, em conjunto com os municípios de Castro Daire, Lamego, Alvaiázere, Covilhã, Belmonte, Pinhel, Setúbal, Vila Pouca de Aguiar e Castelo Branco. Braga afirma-se cada vez mais como um ponto de passagem e de início para os peregrinos que escolhem rumar a Santiago de Compostela, apresentando como vantagem as várias rotas de peregrinação que passam e iniciam no território.

Nos últimos anos, o Xantar tem seguido uma linha de internacionalização que tem permitido a criação de redes de cooperação no domínio da Gastronomia e do Turismo Sustentável e Saudável, tratando-se de uma plataforma privilegiada de promoção em mais 100 órgãos de comunicação social.