A Câmara de Braga analisa esta Quarta-feira, 14 de Dezembro, em sede de Reunião Descentralizada Executivo, a transferência de mais de 500 mil euros para a realização de obras em diversas Freguesias do Concelho. Neste conjunto de apoios, a conceder sob a forma de contratos interadministrativos de delegação de competências e apoios directos às autarquias, estão consideradas obras que visam contribuir para o desenvolvimento mais coeso e sustentável do Concelho. De referir que a reunião terá lugar no multiusos da Freguesia de Escudeiros.
No que se refere aos contratos interadministrativos de delegação de competências, a maior fatia vai para a União de Freguesias de Cabreiros e Passos S. Julião, que irá receber 201.826 euros para a execução da requalificação da segunda fase da Rua da Veiga, em Cabreiros. À União de Freguesias de Escudeiros e Penso (Stº Estevão e S. Vicente) será atribuído um apoio de 180.333,78 euros para a requalificação da Rua de Entre Águas, em Penso S. Vicente.
Deste conjunto de apoios, destaque ainda para a Junta de Freguesia de Pedralva que irá receber 9.225 euros para a requalificação da Rua de Além e da Rua de Codeçosa; Junta de Sequeira a quem serão atribuídos 5.020,61 euros para a pavimentação da Travessa da Praceta das Caldas; e União de Freguesias de Morreira e Trandeiras que vai receber um financiamento de 14.821 euros, para a requalificação da Rua Tornadouro (Morreira).
Já no capítulo dos apoios financeiros directos, o Executivo Municipal irá analisar a atribuição de financiamento à União de Freguesias de Cabreiros e Passos S. Julião para a realização de obras de reparação e conservação da piscina de Passos S. Julião, no valor de 56.031 euros, e para a substituição do sistema de iluminação do pavilhão de Cabreiros, no valor de 4.007 euros.
Para a Freguesia de Adaúfe, o Executivo irá transferir 48.521 euros para financiar os honorários de vários projectos; à Freguesia de Lamas serão atribuídos 18.450 euros para apoiar a requalificação do bar do parque desportivo, balneários e criação de sala para a associação.
Já à Freguesia de Sobreposta serão atribuídos 13.776 euros para a aquisição de tabelas de basquetebol do pavilhão; 13.072 euros à Freguesia de Padim da Graça para a requalificação da Avenida da Igreja; 3.000 euros a Santa Lucrécia e Navarra, para apoiar o evento ‘Aldeia de Jesus’; 1.908 euros à União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe para a limpeza das margens e espaço adjacente da Ribeira de Crasto, no Parque Norte; e 1.749 euros para a União de Freguesias de Merelim S. Paio, Panoias e Parada de Tibães, para o sistema de rega do campo de futebol de Panoias.
Outro dos pontos em análise nesta reunião descentralizada do Executivo Municipal são as propostas de reorganização administrativa do território, nomeadamente a desagregação da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro e da União de Freguesias de Crespos e Pousada.