O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi alvo de um ataque informático, informou a entidade em comunicado.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi alvo de um ataque informático, tendo sido prontamente ativados os protocolos de segurança previstos para esta situação e implementadas as medidas de resposta necessárias.

“No decurso da ativação destes procedimentos, o INEM notificou de imediato o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e a Polícia Judiciária”, informa a entidade em comunicado.

“Não se registou qualquer impacto nos sistemas críticos do INEM nem na atividade de emergência médica pré-hospitalar. Até à data, não existe evidência de que os dados tenham sido comprometidos”, acrescenta a nota.

“O INEM continuará a supervisionar as suas redes informáticas em permanente contacto com as entidades competentes, com as quais trabalha em estreita e permanente articulação”, conclui.

O Instituto Nacional de Emergência Médica é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de cuidados de emergência médica no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais atribuições do INEM. Através do Número Europeu de Emergência – 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.